Governo do Amazonas

Pecuária sustentável é tema de debate entre Governo do Amazonas e Embrapa na 45ª Expoagro

Pesquisadores, empresários, pecuaristas e produtores rurais participaram do Workshop

A importância de uma produção com uma baixa emissão de carbono na pecuária amazonense, foi discutida, nesta quinta-feira (07/12), no Workshop sobre Cadeias Produtivas no Amazonas – Pecuária Sustentável, na programação de palestras da 45ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro). O debate contou com a presença de representantes do Governo do Amazonas e da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa).

Entre os assuntos discutidos entre os pesquisadores da Embrapa e do Instituto Aquariquara, empresários, pecuaristas convidados e produtores rurais, estavam a apresentação de tecnologias, cases de sucesso, metodologias de Pecuária Sustentável e elaboração de proposta de atuação no setor dentro da realidade amazonense.

O secretário Executivo-Adjunto de Política Agrícola, Pecuária e Florestal da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Airton Schneider, destacou a importância das boas práticas da pecuária sustentável no estado. “No Amazonas, defendemos e trabalhamos com a pesquisa, alternativas e meios para não termos impactos ambientais. A Embrapa nos traz, e nós difundimos as maneiras e métodos de forma concentrada no processo e uso racional das áreas de pastagens”, disse.

Para o pesquisador da Embrapa, Jeferson Macedo, afirmou ser essencial que a pecuária amazonense intensifique a transição para uma produção de baixa emissão de carbono com uso estratégico do solo, principalmente em áreas degradadas.

“Com tecnologia podemos intensificar essa produção e ter maior produtividade por unidade de área e ter muito mais animais por unidade de área. Hoje, a nossa média estadual é de 0,9 animais, por hectare. Com tecnologia, podemos chegar a 3,5 animais, ou seja, podemos quintuplicar a produção de carne e leite em nosso estado sem ter que derrubar um metro quadrado de floresta”.

O pecuarista José Maria Rezende compartilhou um pouco da sua experiência na atividade sustentável e enfatizou a importância da troca de informações com os demais convidados. “Foi muito bom passar as informações, e como produtor já aplico outras tecnologias na minha propriedade, além de divulgar as informações de trabalhos sustentáveis na propriedade, pois a fazenda sustentável aqui na Amazônia é viável”, disse.

Sobre o workshop

A programação do evento é organizada pela Sepror, em parceria com a Embrapa, que neste ano promoveram 10 workshop das principais cadeias produtivas do Amazonas, entre elas: guaraná, mandioca, açaí, citros, abacaxi, castanha, piscicultura, banana, pecuária e cupuaçu.

Programação

No segundo dia do Workshop, na sexta-feira (08/12), as atividades ocorrerão na Fazenda Agroindustrial São José, na Rodovia AM-240 (Estrada de Balbina), quilômetro 45, no município de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus). A atividade inicia às 8h e segue até às 12h. Com essa programação, a atividade prática marca o encerramento dos workshops.

Foto: Arthur Castro/ Secom

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Governo do Amazonas promove ‘Dia D’ de cultura de paz nas unidades de ensino do estado

Redação Am

Prato Cheio serve 200 mil refeições gratuitas em municípios afetados pela estiagem

Redação Am

Pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas analisa produção de probióticos para melhorar a saúde e criação de peixes

Redação Am
Sair da versão mobile