Portal Uno Midias
Plantão Policial

PC-AM promove palestra com o tema de prevenção às drogas em escolas públicas de Iranduba e Manaus

Em alusão à Semana de Combate às Drogas, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), com o apoio do Programa de Prevenção, Revisão, Orientação, Vida, Independência, Dignidade e Amor (Pró-Vida), promoveu, na quarta-feira (23/06), palestras educacionais em duas escolas do Amazonas, com o objetivo de instruir os estudantes sobre o uso de drogas e suas consequências negativas.

Pela manhã, às 9h, a palestra ocorreu no Centro de Educação em Tempo Integral (Ceti) Maria Izabel Desterro e Silva, no município de Iranduba (distante 27 quilômetros em linha reta de Manaus) e pela tarde, às 15h, na Escola Municipal Eliana Lúcia Monteiro da Silva, localizada no bairro Santo Agostinho, zona oeste de Manaus.

A palestra contou com a participação do delegado Paulo Mavignier, diretor do Denarc, e do investigador de polícia, Renato Elias, coordenador do Pró-Vida. Na ocasião, Mavignier mostrou às crianças e adolescentes como funciona o trabalho investigativo e repressivo do Denarc, e também ressaltou sobre a importância da prevenção ao uso e tráfico de drogas.

“O Pró-Vida existe há 28 anos, e por determinação da delegada-geral da PC-AM, Emília Ferraz, foi integrado à estrutura do Denarc para que o departamento possa ampliar e trabalhar o eixo da prevenção, e não somente o eixo da repressão. Sou delegado do Denarc há cinco anos, e digo que a prevenção é o fator mais importante no combate às drogas, porque ao entrar no mundo do crime, a recuperação é muito mais difícil. Se conseguirmos orientar o jovem a não se envolver com as drogas, em longo prazo, teremos uma vitória muito grande”, enfatizou Mavignier.

O coordenador do Pró-Vida, investigador Renato Elias, explicou sobre os diversos tipos de drogas existentes e seus efeitos, de forma lúdica e clara, ele contextualizou o trajeto dos entorpecentes mais comuns, e o porquê de todo o trabalho antidrogas no Estado.

“A prevenção não é apenas feita durante a palestra, mas sim constantemente. Instruímos os pais e professores dos alunos. A preocupação com cada criança é para ressaltar que o papel da escola e da família é informar, orientar, cuidar e proteger”, relatou o coordenador.

Giovanni Barbosa, diretor da escola que recebeu a palestra, relatou que já teve que lidar com alunos envolvidos com o uso e com o tráfico de drogas, e que a melhor maneira de evitar que esses casos aconteçam é por meio dos programas sociais de instrução e prevenção.

“O trabalho da sensibilização, mostrando aos jovens que existem alternativas, é a melhor maneira de tirá-los desse mundo. Eles vivenciam as drogas todos os dias em suas comunidades, e o vislumbre da vida do traficante, em certos momentos, parece melhor que a vida honesta. O ideal aqui é mostrar que não tem melhor caminho, apenas o certo, e que depende de cada um deles”, contou o diretor.

FOTOS: Erlon Rodrigues/PC-AM

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

PC-AM solicita apoio na divulgação da imagem de homem que desapareceu no Jorge Teixeira

Redação Am

Em Boca do Acre, Polícia Militar apreende entorpecentes com dois passageiros oriundos do estado do Acre

Redação Am

Polícia Civil do Amazonas prende homem por estupro ocorrido em março deste ano

Redação Am