Cidade

Parque do Mindu tem eventos para todos os públicos neste sábado, 18/9

Atividades físicas e esportivas, lançamentos de livros, ações de combate a resíduos e interação com a natureza através da observação de aves. Essas são algumas das atividades que serão realizadas neste sábado, 18/9, no parque municipal do Mindu, localizado no bairro Parque 10, zona Centro-Sul, para todos os públicos. Todos os eventos, seguindo a orientação do prefeito David Almeida, têm o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). Os portões serão abertos às 6h, mas as atividades iniciam a partir das 7h50.

De acordo com o secretário da Semmas, Antonio Stroski, a população tem procurado bastante as unidades de conservação e parques de Manaus, especialmente o parque do Mindu, para contemplar a natureza, ver animais silvestres, praticar atividades físicas e esportivas. “A procura está sendo muito grande, mas temos que lembrar que ainda estamos vivendo em uma pandemia, portanto, todos os protocolos de combate à Covid-19 serão exigidos para o público que for frequentar o parque”, informou Stroski. 

Aves

Para os aficionados por observação de aves, o Projeto Vem Passarinhar Manaus realiza a 1ª “Passarinhada” do ano, a partir das 8h. O Vem Passarinhar, projeto de extensão da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), tem o objetivo de aproximar a população com os ambientes florestais presentes dentro da cidade, promovendo a ciência cidadã, levantando a bandeira da preservação e o manejo da avifauna.

A organização da “Passarinhada” informa que será formado um grupo de 15 pessoas e as vagas são limitadas. Orienta ainda sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras durante a ação, que os participantes levem água, protetor solar, além de equipamentos para registrar as aves.  Mas para quem não tiver equipamentos, os organizadores da atividade vão disponibilizar equipamentos como câmeras e binóculos.  

Resíduo

Visando a conscientização e a realização de ações de combate à resíduos, a Marinha do Brasil realiza o World Cleanup Day – WCD, iniciativa global alinhada à Agência Nacional de Qualidade Ambiental Urbana, conduzida pelo Ministério do Meio Ambiente. Por isso, os militares da Marinha realizarão a ação de limpeza do igarapé do Mindu, neste sábado, a partir das 8h.

Agita

A partir das 7h50, o grupo Agita da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) estará no parque do Mindu, para a realização de atividades de alongamento e ginástica funcional. O objetivo do grupo é realizar atividades físicas e de lazer nas praças e parques de Manaus e, neste sábado, o Mindu foi o escolhido pelo grupo.

Literatura

De 8h às 11h, o anfiteatro do Parque do Mindu recebe a primeira edição do “Manhã Cultural”, evento realizado pela Editora Valer, que vai proporcionar encontros acadêmicos e literários para os frequentadores do parque. Na oportunidade, segundo a coordenação do evento, a editora vai oferecer coffee break para os presentes e, ainda, um desconto de 50% para quem for comprar os livros expostos no local.

O tema desse primeiro evento é “História, Cultura e Sociedade”, no qual escritores e leitores se encontrarão para um bate-papo sobre cultura, sociedade, história e Amazônia, enquanto saboreiam o café e, nos intervalos das apresentações, música popular brasileira, com France Martins (voz e violão).

Escoteiros

E para finalizar a grande programação deste sábado, de 14h30 às 17h, o parque receberá os membros da associação civil educativa e beneficente “Grupo Escoteiro La Salle”. A visita do grupo, em torno de 70 componentes, tem o objetivo de desenvolver atividades lúdicas e fazer um passeio pelo parque.

O parque do Mindu abre seus portões a partir das 6h e fecha às 17h. Todos os eventos no local serão gratuitos. Para mais detalhes, siga as redes sociais da Semmas, tanto no Facebook quanto no Instagram (@SemmasManaus).

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura conscientiza trabalhadores para saúde da voz em ação na Manaus Moderna

Redação Am

Prefeitura de Manaus promove curso de Olericultura para produtores rurais da comunidade do Jatuarana

Redação Am

Analistas da ONU conhecem ações de melhoria nos serviços de água e esgoto em áreas vulneráveis de Manaus

Redação Am
Sair da versão mobile