Cidade

Parceria entre a Prefeitura de Manaus e a UEA reforça a importância de Ouvidoria e Auditoria Municipais do SUS

Parceria entre a Prefeitura de Manaus e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) possibilitou que alunos da Escola Superior de Ciências da Saúde conhecessem as ações da Ouvidoria Municipal do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Auditoria Municipal do Sistema Único de Saúde (AudSUS). 

A iniciativa tem o objetivo de contribuir para a formação dos profissionais de saúde demonstrando a importância das ouvidorias como elo fundamental entre a gestão e os usuários do SUS. A palestra aconteceu no auditório Deodato de Miranda Leão, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), na zona Centro-Sul.

A partir do tema “Auditoria e Ouvidoria em Saúde no SUS”, os estudantes conheceram os fluxos de atendimentos, mecanismos de encaminhamentos e formas de acompanhamento das solicitações realizadas pelos usuários da Rede de Atenção Básica, que é gerenciada pela Semsa.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, destaca que a iniciativa da UEA é muito importante para que os futuros profissionais de saúde avaliem a importância de seu bom desempenho para o aprimoramento da política de saúde municipal. A ouvidoria reforça e permite que se conheça como o usuário está recebendo as ações de saúde.

“Eu fiquei muito feliz com esse encontro e parabenizo a Escola de Ciências da Saúde da UEA pela iniciativa. A Ouvidoria e Auditoria Municipal do SUS são espaços estratégicos para o exercício da cidadania. São canais em que o cidadão, que é beneficiado pelos serviços de saúde e nós, da gestão, que somos responsáveis pela qualidade desses serviços, que mostram onde precisamos melhorar. O prefeito David Almeida preza por essa escuta porque ela permite que os serviços sejam constantemente melhorados”.

A servidora Tai-Li Marrer apresentou o funcionamento da AudSUS, enquanto a apresentação da Ouvidoria foi conduzida pela ouvidora Heylane Maísa Rocha da Silva, que mostrou a missão, visão e valores do setor e destacou como funciona o fluxo de atendimentos na prática, um trabalho que exige habilidade e escuta qualificada com o objetivo de agilizar a resposta aos usuários.  

“Nós recebemos um volume de manifestações expressivo que compreendem desde orientações sobre horários de funcionamento das unidades, esclarecimento de dúvidas e quais são os atendimentos que uma UBS oferta, quanto manifestações que requerem tratamento mais específico junto à área técnica da Semsa. Mas nos esforçamos para atender todas, dentro dos prazos estabelecidos por Lei que é de 30 dias prorrogáveis por mais 30, com justificativa técnica. Mas sempre damos respostas de modo a esclarecer bem o usuário sobre as situações às quais ele tem dúvidas”, assinala.

A apresentação da Ouvidoria Municipal do SUS e da AudSUS integra as atividades dos Programas de Residência em Enfermagem Obstétrica, Neonatal, Doenças Infecciosas, Urgência e Emergência. Os programas têm como objetivo formar profissionais enfermeiros especialistas na área a serem incorporados na rede de atenção à saúde do município e do estado.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) disponibiliza o WhatsApp 98842-6835, o telefone: 0800-092-1603 e os e-mails: semsa.manaus.am.gov.br/faleconosco e ouvidoria.sus@pmm.am.gov.br para facilitar o acesso à Ouvidoria Municipal do SUS. As solicitações podem ser encaminhadas pelo site da Semsa (https://semsa.manaus.am.gov.br/), no link Ouvidoria Municipal do SUS.

O atendimento pode ser realizado também de forma presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, na avenida Maceió, 160, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura de Manaus oferta 100 vagas gratuitas para palestra sobre técnicas de vendas digitais

Redação Am

Prefeitura de Manaus realiza ação de limpeza no igarapé Mestre Chico

Redação Am

Agentes Indígenas de Saúde fortalecem assistência prestada a comunidades indígenas na zona Norte

Redação Am
Sair da versão mobile