Portal Uno Midias
Amazonas

Paic-FCecon homenageia egressos e dá boas-vindas a novos bolsistas

Vinte egressos do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic) da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) foram homenageados, nesta quarta-feira (11/08), durante a X Jornada Científica do programa, como parte da programação pelos dez anos do Paic na instituição. O dia foi marcado, também, pela acolhida aos novos bolsistas da Fundação.

O Paic é um programa de iniciação científica, vinculado à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), que fomenta a ciência. Na FCecon, os projetos são voltados à Oncologia.

O primeiro dia da X Jornada Científica do Paic ocorreu de forma híbrida, no auditório João Batista Baldino, 3º andar da FCecon, e em plataforma digital. Até sexta-feira (13/08), a jornada continua com defesas de projetos e premiação às melhores apresentações.

Dez anos – Durante a abertura, a coordenadora do Paic-FCecon, diretora de Ensino e Pesquisa da Fundação (DEP), Kátia Luz Torres, destacou a importância do programa na formação de pesquisadores e contribuição para a ciência voltada à Oncologia.

“Nesses dez anos, temos a participação de 465 alunos e 52 orientadores com pesquisas voltadas à Oncologia, para propor mudanças e melhorias na assistência ao paciente oncológico. Estamos muito felizes e orgulhosos desta história; e da contribuição do programa à produção científica da Fundação Cecon e do Estado do Amazonas”, disse Torres.

Vinte ex-bolsistas do programa foram homenageados com exposição de banners e entrega de certificados e troféus. A diretora técnico-científica da Fapeam, Márcia Mavignier, recebeu troféu destinado à Fundação pelo apoio ao programa nos últimos dez anos.

Iniciação científica – Na solenidade, também ocorreu a palestra magna “A importância da iniciação científica na carreira do pesquisador”, ministrada pelo pesquisador Allyson Guimarães, que é ex-Paic. Hoje, Guimarães é doutor, professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e orienta alunos de iniciação científica, de mestrado e doutorado.

“A iniciação científica é um divisor de águas na vida do aluno e tem uma importância na carreira de qualquer profissional. A iniciação científica faz toda a diferença na vida do paciente, quando o profissional busca estar sempre atualizado, buscando melhorias para o tratamento”, destacou Guimarães.

Novos projetos – Na tarde desta quarta-feira, 63 novos projetos foram iniciados oficialmente, com a acolhida aos bolsistas do Paic edição 2021-2022. Os estudos serão finalizados em julho do próximo ano.

Os estudos possuem temáticas variadas e um dos destaques vai para a inovação tecnológica em Oncologia, com o projeto “Aplicativo Ella: verificação da usabilidade e da experiência do usuário do aplicativo móvel focado na prevenção do câncer do colo do útero e câncer de mama”.

Outros temas presentes na edição são a caracterização epidemiológica dos pacientes com câncer de pênis nos últimos dez anos; identificação de mutações genéticas em tumores colorretais; técnicas cirúrgicas; uso de medicamentos; dentre outros.

Defesas – E nesta quinta (12/08) e sexta-feira (13/08), ocorrem as defesas de 55 projetos em conclusão. Os alunos farão a defesa oral das pesquisas, e os 15 primeiros colocados nas apresentações receberão prêmios e receberão certificados.

FOTOS: Jadson Souza/FCecon e Laís Pompeu/FCecon

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Defesa Civil do Amazonas instala réguas para o monitoramento de rios em Carauari

Redação Am

Wilson Lima apresenta balanço do primeiro mês de emissão da nova Carteira de Identidade Nacional no Amazonas

Redação Am

Wilson Lima, em ato inédito, paga subvenção do pirarucu a pescadores

Redação Am