Portal Uno Midias
Cidade

Ouvidoria da Visa Manaus participa de capacitação para aprimorar atendimento à população

Servidores da Ouvidoria da Vigilância Municipal de Manaus (Visa Manaus) participaram do Curso de Formação e Capacitação de Ouvidores, realizado pela Prefeitura de Manaus, na sede do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), localizada no bairro Aleixo, zona Centro-Sul da cidade. A capacitação, que encerrou nesta sexta-feira, 26/8, tem o objetivo de aprimorar a relação entre as instituições públicas e a população.

Segundo o diretor da Vigilância Municipal, Ewerton Wanderley, além de um forte canal de comunicação, a ouvidoria também é uma ferramenta importante para sensibilizar a população sobre sua participação para a melhoria dos produtos e serviços que estão sob a responsabilidade da Vigilância Sanitária e, nesse aspecto, o curso reforçou esse princípio.

“Foi uma capacitação muito oportuna, que renovou e fortaleceu o nosso serviço de Ouvidoria, tão importante para trazer ao conhecimento da Vigilância as manifestações dos cidadãos. Nosso trabalho só se torna, de fato, completo e efetivo, com essa colaboração”, afirmou o diretor.

Os servidores da Ouvidoria da Visa Manaus, órgão que faz parte da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), falaram sobre o trabalho que desempenham neste importante canal de comunicação com a população, que existe desde 2014 para receber denúncias sobre suspeitas de irregularidades sanitárias.

Durante o evento, dois integrantes da Ouvidoria, Nilza Negreiros e Diogo Behling, falaram da importância deste canal de comunicação para estreitar o elo entre população e a Visa Manaus.

“Desde a sua criação, a Ouvidoria da Visa Manaus se coloca à disposição dos cidadãos, acolhendo denúncias, sugestões e outras manifestações. A oportunidade de se qualificar na atividade, conhecendo mais sobre o seu referencial teórico, as experiências bem-sucedidas de ouvidoria em outras cidades do Brasil, só contribuiu para que possamos oferecer um serviço cada vez melhor e mais completo a todos”, explicou a ouvidora Nilza.

Com duração de três dias, o Curso de Formação e Capacitação de Ouvidores trouxe uma programação ampla, com temas que abrangeram o histórico e as bases constitucionais do trabalho de Ouvidoria no Brasil, os requisitos para o bom funcionamento do serviço, as leis que garantem o acesso à informação pelos cidadãos, e o fortalecimento da rede de ouvidorias na cidade de Manaus e no estado. A capacitação terminou com a emissão de certificado para os participantes.

O evento reuniu 35 profissionais de diversas secretarias do Executivo Municipal. O projeto atende à determinação do prefeito David Almeida de ampliar os canais de representação da população, com a criação de novas ouvidorias e a formação de servidores para atuar nessa capacidade. A ideia é que cada secretaria municipal passe a contar com uma ouvidoria, pronta para acolher e encaminhar as demandas dos cidadãos.

Denúncias

A população de Manaus pode levar demandas à Ouvidoria da Visa Manaus pelo número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura realiza premiação do festival de curtas do ‘Programa Ampliando Horizontes’

Redação Am

Prefeitura de Manaus realiza obra preventiva no Aleixo

Redação Am

Prefeitura de Manaus oferta cem vagas gratuitas para palestra ‘Primeiros Passos para Empreender’

Redação