Servidores da Ouvidoria da Vigilância Municipal de Manaus (Visa Manaus) participaram do Curso de Formação e Capacitação de Ouvidores, realizado pela Prefeitura de Manaus, na sede do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), localizada no bairro Aleixo, zona Centro-Sul da cidade. A capacitação, que encerrou nesta sexta-feira, 26/8, tem o objetivo de aprimorar a relação entre as instituições públicas e a população.
Segundo o diretor da Vigilância Municipal, Ewerton Wanderley, além de um forte canal de comunicação, a ouvidoria também é uma ferramenta importante para sensibilizar a população sobre sua participação para a melhoria dos produtos e serviços que estão sob a responsabilidade da Vigilância Sanitária e, nesse aspecto, o curso reforçou esse princípio.
“Foi uma capacitação muito oportuna, que renovou e fortaleceu o nosso serviço de Ouvidoria, tão importante para trazer ao conhecimento da Vigilância as manifestações dos cidadãos. Nosso trabalho só se torna, de fato, completo e efetivo, com essa colaboração”, afirmou o diretor.
Os servidores da Ouvidoria da Visa Manaus, órgão que faz parte da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), falaram sobre o trabalho que desempenham neste importante canal de comunicação com a população, que existe desde 2014 para receber denúncias sobre suspeitas de irregularidades sanitárias.
Durante o evento, dois integrantes da Ouvidoria, Nilza Negreiros e Diogo Behling, falaram da importância deste canal de comunicação para estreitar o elo entre população e a Visa Manaus.
“Desde a sua criação, a Ouvidoria da Visa Manaus se coloca à disposição dos cidadãos, acolhendo denúncias, sugestões e outras manifestações. A oportunidade de se qualificar na atividade, conhecendo mais sobre o seu referencial teórico, as experiências bem-sucedidas de ouvidoria em outras cidades do Brasil, só contribuiu para que possamos oferecer um serviço cada vez melhor e mais completo a todos”, explicou a ouvidora Nilza.
Com duração de três dias, o Curso de Formação e Capacitação de Ouvidores trouxe uma programação ampla, com temas que abrangeram o histórico e as bases constitucionais do trabalho de Ouvidoria no Brasil, os requisitos para o bom funcionamento do serviço, as leis que garantem o acesso à informação pelos cidadãos, e o fortalecimento da rede de ouvidorias na cidade de Manaus e no estado. A capacitação terminou com a emissão de certificado para os participantes.
O evento reuniu 35 profissionais de diversas secretarias do Executivo Municipal. O projeto atende à determinação do prefeito David Almeida de ampliar os canais de representação da população, com a criação de novas ouvidorias e a formação de servidores para atuar nessa capacidade. A ideia é que cada secretaria municipal passe a contar com uma ouvidoria, pronta para acolher e encaminhar as demandas dos cidadãos.
Denúncias
A população de Manaus pode levar demandas à Ouvidoria da Visa Manaus pelo número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.