Portal Uno Midias
Saude

Outubro Rosa: Policlínica Antônio Aleixo atende mais de 500 mulheres em um único dia

A Policlínica Antônio Aleixo, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou, ontem (25/10), o atendimento de 545 pacientes durante a intensificação nos serviços de atenção à saúde da mulher, por meio de atendimentos com especialistas, exames e testagens. As ações fazem parte da campanha em alusão ao Outubro Rosa, mês de prevenção e combate ao câncer de mama e ao câncer de colo de útero.

Durante o “Dia D”, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa-Manaus) foram ofertados, em livre demanda pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite e RT-PCR para detecção da Covid-19. 

A programação também contou com atendimentos médicos com especialistas em ortopedia, cardiologia, nutrição, oftalmologia e, também, com a realização de exames de ultrassonografia de mama, transvaginal e preventivo.

O acesso aos serviços ofertados na policlínica foi feito por meio do encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou da própria unidade, onde aconteceram os atendimentos.

O diretor da Policlínica, César Carvalho, destaca a satisfação em promover o atendimento para mais de 500 mulheres. “Nós estamos alcançando nosso objetivo, uma vez que atender 545 mulheres, em um dia na Policlínica Antônio Aleixo, é muito. E nos dá uma satisfação muito grande, porque temos certeza que contribuímos para a prevenção do câncer de mama e de colo de útero, além de termos um serviço de qualidade prestado aos nossos usuários”, disse. 

A saúde da mulher também foi contemplada em palestras informativas sobre o câncer de mama e de colo de útero. Além disso, a nutricionista da unidade, Verlene Aguiar, reforçou a importância da alimentação e das atividades físicas na prevenção dos tipos de câncer.

“Foi realizada uma abordagem sobre a origem do Outubro Rosa, a importância da alimentação saudável e, também, como esses alimentos atuam em diferentes regiões do nosso corpo, principalmente reduzindo as chances de desenvolver tipos de câncer de mama e útero”, contou a nutricionista.

Também foi realizado exame de bioimpedância, exame que ajuda na avaliação da composição corporal, estimando a gordura corporal, a massa magra, água corporal total, e outras informações que proporcionam uma avaliação mais precisa sobre o estado nutricional do paciente.

FOTO: Divulgação/SES-AM

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Ministério da Saúde prorroga Programa Mais Médicos por um ano

Jamil Maciel

Saúde realiza capacitação para apresentar novo inseticida para combate ao mosquito da dengue

João Alves

Fundação Hospitalar Alfredo da Matta leva cursos de baciloscopia em hanseníase à Paraíba

Redação Am