Cidade

Oficina pedagógica da Prefeitura de Manaus envolve pais em escola municipal na zona rodoviária

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta quarta-feira, 12/7, uma oficina pedagógica na escola municipal Maria Leide Amorim, localizada na comunidade São João, quilômetro 4 da BR-174, zona rodoviária, reunindo cerca de 30 pais ou responsáveis pelos estudantes.

A ação, que faz parte do programa “Família na Escola é 10”, foi coordenada pelo Centro Municipal de Atendimento Sociopsicopedagógico (Cemasp) da zona rural. O programa é desenvolvido por professores de Educação Física, que em conjunto com a equipe multiprofissional do Cemasp, avaliam os desempenhos motor e acadêmico dos alunos.

Durante a iniciativa, os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar o ambiente escolar, por meio de um trabalho lúdico, tendo em vista essa parceria entre família e escola a fim de aprimorar o desenvolvimento dos estudantes, conforme explica Jana Lara, coordenadora do Cemasp da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Rural.

“A gente acredita que tudo começa na unidade de ensino, mas a criança não tem como aprender somente em quatro horas por dia, período em que fica na escola. Por isso, precisamos inserir a família neste processo para termos sucesso no ensino do aluno. O estudante só consegue fazer as atividades completas se os familiares acompanharem”, detalhou a educadora. 

Participação

Entre os envolvidos na ação, estava a dona de casa, Lucélia Ribeiro, de 41 anos, mãe da estudante Maria Izabelle Ribeiro, 3° ano b, de 9 anos. Ela disse que já percebeu a mudança no aprendizado da estudante.

“Minha filha ficou muito mais interessada depois que ela começou a participar do projeto, do que antes só na sala de aula. Hoje em dia, eu vejo um um desenvolvimento muito grande nela. Esse projeto está ajudando a mudar a vida da minha filha, é ótimo”, compartilhou.

Atividades 

Na ocasião, tiveram as seguintes atividades pedagógicas: “Movimentos das letras”, com bambolês para indicar as vogais e consoantes; “Jogo da Velha”, para trabalhar a linguagem oral com formação de palavras simples e compostas; além da “Tabuada do jogo da velha”, com os numerais. 

Além disso, teve “Origami”, para detalhar de leituras lúdicas; “Corrida com Obstáculos”, que consiste em um circuito com partida e chegada, no qual a pessoa joga o dado e passa de casa conforme determina o tabuleiro; e a “Mesa Pedagógica” composta por utensílios feitos com materiais reciclados, como o porco mágico, no qual o participante trabalha a coordenação motora. 

Fotos – Ulisson Santos / Semed

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura de Manaus prepara campanha para atualização vacinal

Redação Am

Prefeitura de Manaus reafirma a importância da capacitação dos servidores públicos no ‘1⁰ Encontro das Escolas de Governo do Norte’

Redação Am

Ageman solicita informações sobre implantação da segunda fase do serviço Zona Azul no centro de Manaus

Redação Am
Sair da versão mobile