Portal Uno Midias
Cidade

Obras de contenção de erosão no conjunto Lula entram em fase final

As obras de contenção da erosão de mais de 120 metros que ameaçava o desabamento da rua Siri, no conjunto Cidadão 9, conhecido como conjunto Lula, na zona Leste, entraram na reta final. A Prefeitura de Manaus atua, desde o mês de abril, na revitalização da área, que colocava em risco casas e moradores da região. O local foi vistoriado de perto pelo prefeito David Almeida e pelo vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta.

Nesta quarta-feira, 2/6, o aterro foi finalizado. Toda a erosão já foi controlada, sendo necessários apenas os trabalhos pós erosão, que é trazer a proteção da drenagem, fazer as escadas hidráulicas e as valetas de proteção, para que a água possa escoar de forma segura.

De acordo com Rotta, o problema pode ter ocorrido por falhas na antiga escada hidráulica (por onde a água é captada das chuvas), que, segundo ele, pode ter sido projetada de forma incorreta, além de ligações irregulares de tubulações. “Nesses casos, o bom funcionamento da escada hidráulica é essencial, porque, com ela, a água vai perdendo a velocidade e é conduzida de forma correta para não provocar a erosão. Quando há desnível no local, é preciso que a água das chuvas seja captada para cair em um igarapé por exemplo, de modo a não causar o problema. Se a água acumular, destrói todo o aterro que foi construído, e aí crateras como essa são formadas”, explicou o engenheiro.

O vice-prefeito disse, ainda, que assim que as equipes da prefeitura entraram na obra, a preocupação era manter a estrutura da rua Siri, para que a cratera não destruísse as casas. “Nós precisávamos urgentemente garantir a segurança dos moradores, por isso fizemos uma contenção lá embaixo, estabilizando a erosão, de forma que a cratera não aumentasse. Em seguida, começamos a fazer a recomposição desse aterro, para garantir a manutenção da largura da rua, evitando que as casas fossem atingidas”, afirmou.

Estrutura

Uma equipe de 40 homens da Seminf trabalha todos os dias com o uso de máquinas escavadeiras, tratores de esteira, rolo compactador, motos niveladoras e retroescavadeiras. Segundo o engenheiro responsável pela obra, com os serviços de drenagem já finalizados, o local não oferece mais riscos de desabamentos, mesmo com as fortes chuvas. Agora terá início a revitalização de toda a rua Siri, com a construção de meio-fio e sarjeta. A obra será finalizada com o asfaltamento em toda a extensão da via.

Alívio

Depois da entrega da obra, será feita a manutenção para evitar novas erosões. Para isso, é necessário um trabalho em parceria entre a Prefeitura de Manaus e os moradores do local. Quem mora no conjunto Lula viveu de perto os transtornos causados por essa cratera. A contadora Tatiane Campos vive no local há seis anos. “Nós estamos muito felizes, porque o prefeito David Almeida e o vice Marcos Rotta vieram aqui, conversaram com a gente e estão fazendo essa obra. Se não fossem esses trabalhos, o barranco teria levado a rua toda e engolido as casas. Os trabalhadores estão aqui todos os dias, e eu só tenho a agradecer”, disse a moradora.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura de Manaus e UNFPA promovem espetáculo teatral em alusão ao combate à violência contra a mulher

Redação Am

Prefeitura de Manaus conclui os serviços de recuperação asfáltica no bairro Japiim 

Redação Am

Prefeitura de Manaus realiza estudos in loco para construção do projeto de revitalização do Museu do Porto

Redação Am