Notícias Corporativas

O desemprego e suas consequências são retratadas em livro

Visando abordar sobre as causas do desemprego e o que se enfrenta ao tentar uma recolocação no mercado de trabalho, Luís Alberto Alves lança o livro “O Flagelo do Desemprego”. Com prefácio do jornalista Vitor Nuzzi, a obra, baseada em fatos reais, narra a experiência vivida pelo autor, que se espelha com a realidade de quase 14 milhões de desempregados no país, de acordo com o IBGE.

O autor faz uma análise crítica do seu ponto de vista sobre como o mercado de trabalho enxerga o profissional. E como a ausência de um trabalho fixo afeta em diversos aspectos, tais como o padrão de vida de uma família, e também questões emocionais, frisando a depressão como um sintoma causado pelo desemprego em alguns casos.

“O que descrevo neste livro é mais que economia real. É a realidade. Quando lemos sobre o desemprego ou fechamento de uma fábrica, nem sempre lembramos que aqueles números são pessoas. Gente como você, ou eu, que saía de casa para trabalhar e se vê sem trabalho, sem recursos, sem respeito, sem chão”, desabafa Alves.

Ele destaca que o próprio trabalho pode ser uma fonte de sofrimento mental, e que a falta de trabalho e de emprego, pode desestruturar uma pessoa ou uma família. “Em minha narrativa, mostro o que pensa, sente e sofre um desempregado”, completa Alves.

Ainda de acordo com o autor, em época de desemprego a fé entra em campo para tentar manter o astral elevado. “Reclamar da situação não surtiu nenhum efeito prático, pelo contrário, piorou a situação dentro de casa. Filhos e esposa recusam aceitar a realidade da falta de emprego e discussões se tornam rotina. Afinal de contas, passado o período de luto pela perda do trabalho, a vida precisa voltar ao eixo.” observa.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

PeopleXperience fecha parceria com ESPM em 2024

DINO

Empresa de chuveiros celebra 100 anos com campanha multimídia

DINO

Gympass anuncia parceria com comunidades de Dança Digital: Fitdance

DINO
Sair da versão mobile