Portal Uno Midias
Educação

Novo Ensino Médio trará mudanças para o Enem

Brasil, São Paulo, 03/09/2018. Alunos em sala de aula na Escola Municipal Ayrton Senna, em Santo André, Grande São Paulo. Pela terceira vez seguida, o País não bateu as metas de qualidade fixadas pelo governo federal para as séries finais do ensino fundamental (6.º ao 9.º ano) e do ensino médio. Embora tenha nota mais alta, nem a rede privada alcançou o objetivo. Só nas séries iniciais do fundamental (1.º ao 5.º ano) o Brasil conseguiu superar o previsto para 2017. Isso é o que revelam os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal instrumento de avaliação da qualidade de ensino, divulgados nesta segunda-feira, 3, pelo Ministério da Educação (MEC). - Crédito:WERTHER SANTANA/ESTADÃO CONTEÚDO/AE/Código imagem:234069

Brasília – O Ministério da Educação (MEC) realizou evento, hoje dia 14 de julho, e apresentou o cronograma nacional de implementação do Novo Ensino Médio. A estimativa da pasta é adaptar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ao novo modelo em 2024.

De acordo com o cronograma, a implementação dos referenciais curriculares do Novo Ensino Médio ocorrerá em 2022, para alunos do primeiro ano; em 2023, para primeiro e segundo anos; e em 2024, para todas as séries do ensino médio.

Ainda em 2021, está prevista a aprovação e homologação dos referenciais curriculares pelos respectivos Conselhos de Educação. Para a implantação do Novo Ensino Médio em 2022, o MEC promoverá, nos próximos meses, formações continuadas para os profissionais da educação.

Para 2021 o MEC prevê ainda a elaboração e consolidação da versão preliminar das matrizes de avaliação das quatro áreas de conhecimento (Linguagens e Códigos; Ciências Humanas; Ciências da Natureza; Matemática), além dos itinerários formativos.

O que deve mudar no Enem?
A partir de 2024, o Enem deverá a ser realizado em duas etapas, sendo que:

No primeiro dia, os estudantes realizarão provas mais gerais, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
No segundo, os inscritos farão provas, de acordo com a área vinculada ao curso superior, para o qual eles desejem ingressar.
As provas do Enem do primeiro dia, segundo a BNCC, seriam de:
Linguagens
Matemática
Ciências da Natureza
Ciências Humanas
As provas do segundo dia seriam de:
Disciplinas específicas voltadas às áreas de Biológicas, Exatas e Humanas. Por exemplo, caso o estudante fosse seguir esta última área, os testes serão compostos por questões de Língua Portuguesa, História, Geografia, Sociologia e Filosofia.
Elaboração do Novo Enem:
De acordo com o MEC a elaboração do Novo Enem seguirá o cronograma abaixo:

Em 2021: elaboração e consolidação da versão preliminar das matrizes de avaliação das quatro áreas de conhecimento;
Em 2022: validação pedagógica das matrizes das quatro áreas do conhecimento e elaboração da versão final; elaboração do documento básico do exame; publicação da portaria do Enem, conforme as diretrizes do Novo Ensino Médio;
Em 2024: aplicação do Enem conforme as diretrizes do Novo Ensino Médio.
Novo Ensino Médio
O Novo Ensino Médio terá 1.000 horas anuais (atualmente são 800 horas) e se dividirá em duas etapas: formação geral básica e itinerários formativos.

A formação geral básica terá 1.800 horas de carga horária. As disciplinas desta primeira fase do ensino médio são compostas por competências e habilidades previstas na BNCC.

Os itinerários formativos constituirão até 1.200 horas do ensino médio. As escolas não serão obrigadas a oferecer todas as áreas que compõem tais itinerários.

Horas de EAD
Uma outra mudança já anunciada pelo MEC é que, com o novo Ensino Médio, os estados poderão oferecer até 30% da carga horária na modalidade de educação a distância (EaD).

*Com informações de D24am

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Wilson Lima encaminha à Aleam projeto do 14⁰ e 15⁰ salários para profissionais da educação da rede estadual

Redação Am

Professores da rede estadual de ensino são homenageados por participação nas Olimpíada Brasileira de Matemática

Redação Am

FUnATI realiza planejamento estratégico no Município de Itacoatiara

Redação Am