Portal Uno Midias
Educação

Novo Ensino Médio: novas regras vão começar de forma progressiva no AM

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc) divulgou na última terça-feira, 4, 6, os Itinerários Formativos (IFs) e as novas regras do Novo Ensino Médio (NEM) no Amazonas. 

Os IFs tratam do conjunto de disciplinas, projetos, oficinas e núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho que os estudantes poderão escolher durante o Ensino Médio.

As redes de ensino terão autonomia para definir quais os Itinerários Formativos vão ofertar, considerando um processo que envolva a participação de toda a comunidade escolar.

O Novo Ensino Médio começa a ser implementado em todas as escolas públicas e privadas do país no ano letivo de 2022.

Mundanças

As principais mudanças que devem ocorrer durante a total implantação do novo currículo. Para o ano letivo de 2022, as novas regras vão começar de forma progressiva.

A 1ª série do Ensino Médio vai passar por alterações ainda este ano. Em 2023, será a vez da 2ª série, e a inclusão da 3ª série ocorrerá em 2024.

Cada estudante fará sua escolha e poderá trocá-la anualmente, caso mudem de áreas de interesse.

Projeto de vida

Consiste em um trabalho pedagógico intencional, estruturado, planejado e contínuo, que deverá perpassar as três séries do Ensino Médio, de modo que fomente a promoção do autoconhecimento, da cidadania, da ética, do protagonismo estudantil, bem como o conhecimento, acerca do mundo do trabalho e planejamento do projeto de vida dos estudantes.

A finalidade dessa unidade curricular é a de contribuir na (re)construção dos projetos de vida dos estudantes, além de auxiliá-los nas reflexões de suas trajetórias de vida e de planejamento voltado às dimensões pessoais, sociais e profissionais considerando as potencialidades e os desafios globais e regionais.

Os estudantes irão ter projetos integradores capazes de permitir a integração de diferentes componentes e das áreas de conhecimento, por intermédio de processos de ensino e de aprendizagem contextualizados e significativos.

Além de permitir ampliação dos conhecimentos acerca do uso responsável das mídias digitais de maneira qualificada e ética, bem como conhecer, de forma introdutória, linguagens de programação, utilizando metodologias inovadoras e sendo avaliada por meio de observações e produção de um produto final.

Tecnologias digitais

Haverá proposta para refletir sobre as tecnologias digitais, seu desenvolvimento e impactos no mundo contemporâneo, abordando aspectos sociais, econômicos e culturais, assim como o levantamento de questões sobre as mudanças significativas que a cultura digital tem provocado na sociedade.

Educação Financeira e Empreendedora

Este Itinerário Formativo visa promover a reflexão acerca da compreensão da importância dos conhecimentos voltados para a educação financeira, fiscal e empreendedora, desenvolvendo habilidades empreendedoras capazes de transformar ideias em soluções inovadoras.

Formação Geral Básica

Além dos IFs, o NEM é composto ainda pela Formação Geral Básica (FGB), na qual o currículo é comum a todos os estudantes.

A FGB contempla quatro áreas de conhecimento: Matemática e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

*Com informações de Portal Norte de Notícias/Crédito: Divulgação/Euzivaldo Queiroz/Seduc-AM

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Estudantes de duas escolas municipais de Manaus recebem projeto Casinha de Livros

Redação

Câmara aprova Medida Provisória que modifica regras do Prouni

Jamil Maciel

Mais de 417 mil alunos da rede estadual voltam às escolas no Amazonas

João Alves