Economia

No Rio Grande do Norte, cinco cidades obtêm o reconhecimento federal de situação de emergência devido à seca

https://brasil61.com/rails/active_storage/blobs/eyJfcmFpbHMiOnsibWVzc2FnZSI6IkJBaHBBd2FmQWc9PSIsImV4cCI6bnVsbCwicHVyIjoiYmxvYl9pZCJ9fQ==--770915fb35c899c0149f981d9a8e2c9d48054a64/PMDR242366A

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta sexta-feira (19), a situação de emergência em cinco cidades do Rio Grande do Norte que enfrentam a seca. Confira neste link.

Com a medida, os municípios estão aptos a solicitar recursos federais para atendimento à população afetada. No caso de estiagem e seca, os recursos são usados principalmente na compra de cestas básicas, água e no aluguel de caminhões-pipa.

Integram a lista as cidades de Cruzetas, Currais Novos, Janduís, Rafael Godeiro e Tenente Ananias. Com os novos reconhecimentos, o total de municípios potiguares em estado de emergência chega a 66. Do total, 34 devido à seca, 28 pela estiagem e quatro afetados por chuvas intensas.

“A orientação do presidente Lula é dar todo o apoio necessário aos municípios atingidos por desastres, seja por excesso de chuvas, como no Rio de Janeiro e São Paulo, seja pela falta, como vem ocorrendo neste momento no Nordeste do País”, destaca o ministro Waldez Góes. “É importante ressaltar que não faltarão recursos do Governo Federal para atender a população que vem sofrendo com a estiagem”, completa.

Como solicitar recursos

A solicitação de recursos pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Além de socorro e assistência às vítimas, também repassa recursos para restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura ou moradias destruída ou danificadas por desastres.

Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Preço da soja sobe no Paraná

Brasil 61

Vídeo: Caixa deposita auxílio para 110 mil mães chefes de família nesta sexta

João Alves

Caixa paga hoje auxílio emergencial a nascidos em novembro

João Alves
Sair da versão mobile