Cotidiano

No “Bom Dia, Ministra”, Marina Silva aborda preparativos para a COP30 e estratégias de combate às mudanças climáticas

Titular do Meio Ambiente e Mudança do Clima detalha, no programa desta quarta (19), a liderança do país na governança climática e políticas ambientais do Plano Clima

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Marina Silva, será a entrevistada do Programa “Bom Dia, Ministra” desta quarta-feira, 19 de março. No bate-papo com radialistas de todo o Brasil, ela apresentará um panorama atualizado sobre os preparativos para a COP30, que ocorre em novembro em Belém, no Pará, e sobre as posições do país nas negociações.
 

Marina abordará a agenda de mobilização prevista, destacando iniciativas estratégicas como o Balanço Ético Global, que visa avaliar o comprometimento real dos países com a agenda climática, e o Tropical Forests Forever Fund (TFFF), um mecanismo internacional para a proteção e regeneração das florestas tropicais. Além disso, falará sobre as ações de engajamento da sociedade civil, do setor produtivo e de governos subnacionais, fortalecendo a posição do Brasil como líder global na governança climática.

PLANO CLIMA — No programa, a ministra também detalhará a agenda climática doméstica, com foco no Plano Clima, que será o guia das ações de enfrentamento à mudança do clima até 2035. Em elaboração por 23 ministérios, sob coordenação da Casa Civil e do MMA, o plano tem um dos eixos voltados à adaptação dos sistemas naturais e humanos aos impactos da mudança do clima. Além das Estratégias Nacionais de Mitigação e Adaptação, o Plano Clima será composto por planos setoriais: sete para mitigação e 16 para adaptação.
 

DESMATAMENTO — Outro tema da entrevista de radialistas com Marina são as estratégias contínuas para conter o desmatamento no país, com base nos Planos de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento nos biomas. Os planos da Amazônia Legal (PPCDAm) e do Cerrado (PPCerrado) foram relançados em junho e novembro de 2023, respectivamente. Os planos para o Pantanal (PPPantanal) e a Caatinga (PPCaatinga) foram divulgados em dezembro de 2024, e o governo trabalha na elaboração dos planos para a Mata Atlântica e o Pampa.
 

A ministra falará ainda sobre os alertas de desmatamento na Amazônia, que atingiram o menor índice para o mês de fevereiro, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Foram registrados 80,95 km² de áreas desmatadas no mês em 2025, uma queda de 64,26% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram detectados 226,51 km² de desmatamento.
 

COMBATE A INCÊNDIOS — As ações de prevenção e combate a incêndios florestais, com medidas coordenadas e integradas, fará parte do rol de assuntos da entrevista. Entre as iniciativas, destacam-se o reforço da fiscalização, monitoramento contínuo por satélite e a implementação da Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo (MIF), que alia ciência e conhecimento tradicional para a gestão responsável do uso do fogo.
 

AO VIVO — O “Bom Dia, Ministra” é coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O programa, transmitido ao vivo a partir das 8h em formato de entrevista coletiva, pode ser acompanhado pela TV (aberta ou via satélite) e pela internet, no YouTube, Facebook, TikTok e Instagram do CanalGov. Para as rádios, o sinal de transmissão é oferecido pela Rede Nacional de Rádio (RNR), pelo mesmo canal de “A Voz do Brasil”.
 

PARTICIPE — Comunicadores e jornalistas de rádio de todo o país interessados em participar do Bom Dia, Ministra podem encaminhar mensagem para o telefone (61) 99222-1282 (WhatsApp) informando o nome da rádio, município e estado de origem, para serem incluídos na lista de veículos interessados em participar do programa.

The post No “Bom Dia, Ministra”, Marina Silva aborda preparativos para a COP30 e estratégias de combate às mudanças climáticas appeared first on Blitz Amazônico.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

DR com Demori recebe professora de filosofia Lúcia Helena Galvão

TSE restringe uso de Inteligência Artificial nas eleições de outubro

Resultado do Sisu 2025 é divulgado neste domingo

Redação
Sair da versão mobile