Portal Uno Midias
Saude

No Amazonas, avanço da vacinação contribui para redução de casos, internações e óbitos por Covid-19

O avanço da vacinação contra a Covid-19 no Amazonas tem refletido na redução da incidência de novos casos, bem como nas internações e óbitos pela doença no estado. Os dados foram apresentados nesta quinta-feira (08/07), em levantamento da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Doutora Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

A intensificação por meio da campanha “Vacina Amazonas”, na capital e interior do estado, tem contribuído para a queda dos índices.

“A gente já consegue mensurar isso, o reflexo do avanço da campanha de vacinação, principalmente na população idosa, acima de 60 anos. A gente percebe uma redução importante tanto na incidência de casos, quanto número de internações e principalmente em relação aos óbitos”, ressaltou o diretor-presidente da FVS-RCP, Cristiano Fernandes.

Mobilizações – Em seis edições do mutirão, mais de 216 mil pessoas já receberam a primeira dose. Foram realizadas ações em Rio Preto da Eva, Parintins, Manacapuru, Novo Airão e duas edições em Manaus.

No próximo sábado (10/07), outros cinco municípios recebem a mobilização: Itacoatiara, Urucará, Iranduba, Itapiranga e São Sebastião do Uatumã. Em todos eles, os mutirões são direcionados à população a partir de 18 anos.

Quase 1,6 milhão de pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em todo o estado.

Eficácia – O diretor-presidente da FVS-RCP destaca que todas as vacinas disponíveis no Amazonas possuem eficácia comprovada.

“A gente faz um apelo à população para que faça adesão à vacina, todas as vacinas são efetivas contra o vírus, contra a Covid-19. Não tente escolher vacina, a gente tem que escolher pela imunização. Então é esse o apelo que a gente faz a população, escolha pela vida”, enfatizou Fernandes.

Queda nos índices – A pesquisa mostra que a média móvel de casos por dia de diagnóstico, até esta quarta-feira (07/07), teve redução de 12% no Amazonas. A queda foi de 27% somente no interior, e de 4% em Manaus.

Em relação à média móvel de óbitos, considerando o período de 1° de janeiro até 7 de julho, a redução foi de 29% em todo o Amazonas, e de 47% somente no interior do estado.

Faixa etária – No comparativo da taxa de incidência, segundo faixa etária, os casos de Covid-19 em pessoas maiores de 60 anos caíram 26% em junho de 2021, em relação ao mês de maio. A redução foi de 6% em pessoas de 20 a 59 anos; e de 16% na população menor de 20 anos.

No mesmo período, as internações de pessoas acima de 60 anos registraram queda de 51%. A redução das hospitalizações foi de 10% na população de 20 a 59 anos, e de 20% nos menores de 20 anos.

A taxa de mortalidade também apresentou redução expressiva de 57% nas pessoas maiores de 60 anos, e 51% na faixa etária de 20 a 59 anos.

A FVS-RCP alerta que, atualmente, a incidência de Covid-19 é maior em pessoas com comorbidades como diabetes, cardiopatias e hipertensão, especialmente naquelas que têm acima de 60 anos.

“Mesmo as pessoas que já receberam as duas doses do imunizante não estão isentas de contrair a Covid-19. Por isso as medidas de prevenção, tanto individuais quanto coletivas, são extremamente importantes. Uso de máscara, lavagem correta das mãos, evitar locais com aglomerações são medidas adotadas de forma complementar à vacina. Só dessa forma a gente via conseguir diminuir ainda mais os casos no estado”, afirmou Cristiano Fernandes.

FOTOS: Arthur Castro e Lucas Silva

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

SES-AM e Cosems participam de reunião para alinhar projetos e discutir ações de saúde no interior

Redação Am

Ministério da Saúde inclui pacientes com papilomatose respiratória no grupo prioritário para vacina do HPV

Brasil 61

Semana Nacional da Doação de Órgãos: HPS 28 de Agosto sensibiliza sobre a importância de doar

Redação Am