31 de janeiro é o dia em que o município Nhamundá, no Amazonas, comemora seus 68 anos de aniversário. Em 1911, a ilha passou a integrar a divisão administrativa do Brasil como parte do município de Parintins. Em seguida, em 1933, tornou-se um distrito de Jamundá, sendo este o ano adotado pelos nhamundaenses para celebrar o aniversário do município. Somente em 1955 quea cidade se transformou oficialmente no município autônomo de Nhamundá, de acordo com a prefeitura.
A cidade recebeu o nome do rio Nhamundá, que tem suas origens dos povos originários, os jamundás. Tanto o rio quanto o município desempenham o papel de divisores entre os estados do Amazonas e Pará.
Para comemorar essa data, a prefeitura de Nhamundá preparou uma programação especial para os moradores. Nesta quarta-feira (31), o próprio dia que marca o início de sua história, a programação começa na sede, às 7 horas, com a tradicional corrida pedestre pelas principais vias da cidade, seguida pela gincana cultural.
À tarde, estão programadas competições esportivas, incluindo vôlei, futevôlei, disputa de pênaltis e futebol de areia. Também será realizada a distribuição de cestas básicas para as associações dos artistas e artesãos, músicos e Eco Reciclagem.
À noite, o palco principal da Praia da Liberdade ganha vida com apresentações de artistas locais e regionais, incluindo os cantores dos bumbas Garantido e Caprichoso, Gilson Matos e Patrick Araújo. A banda de forró manauara Forró Di Respeito também está entre as atrações.
Na zona rural, as atividades começam às 9 horas na comunidade do Ararauá, seguida pela comunidade do São Raimundo. Nessas localidades, serão entregues pontes construídas para facilitar o acesso dos moradores.
As informações são da Prefeitura de Nhamundá.
De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Nhamundá apresenta 16,1% de domicílios com esgotamento sanitário adequado e 78,7% de domicílios urbanos em vias públicas com arborização. Em comparação com os demais municípios do estado, ocupa a posição número 22 de 62 no quesito esgotamento sanitário adequado, a 6ª posição de 62 cidades na arborização de vias públicas
O dia 31 de janeiro também marca os aniversários de Barbosa (SP), Boa Vista do Ramos (AM), Campo Bom (RS), Envira (AM) e Mato Rico (PR).
Fonte: Brasil 61