Portal Uno Midias
Amazonas

Neste sábado (25/09), SSP-AM realiza ação social com pessoas em situação de dependência química no Centro

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio Departamento de Prevenção à Violência (DPV), em parceria com o Instituto Asas pela Amazônia, realiza, neste sábado (25/09), uma ação social voltada às pessoas em situação de dependência química. A mobilização ocorrerá na Praça dos Remédios, na rua Miranda Leão, no Centro Histórico de Manaus, a partir das 14h.

A ação social segue determinação do secretário de Segurança, general Mansur, de intensificar o trabalho preventivo e também de auxiliar pessoas que buscam atendimento terapêutico para se livrar do vício das drogas. A iniciativa está inserida nas propostas do programa Amazonas Mais Seguro, criado pelo governador Wilson Lima.

De acordo com a coordenadora da ação pela SSP-AM, Ingrid Carvalho, os servidores estarão realizando o cadastro para viabilização de internação de dependentes químicos, juntamente com o atendimento psicológico.

“O Departamento realiza o atendimento do cidadão que deseja internação voluntária para tratamento de dependência química do álcool e outras drogas. Além de realizar o atendimento inicial do voluntário e de sua família, o DPV acompanha o processo de triagem de documentos e exames”, enfatizou.

Em casos que não é constatada a necessidade de internação, os pacientes são encaminhados e acompanhados pelo Centro de Atenção Psicossocial III Álcool e Drogas – Dr. Afrânio Soares (CAPS AD III). Nos últimos quatro anos, o serviço já realizou mais de cem internações para tratamento em dependência química.

Outros serviços – Além do atendimento para dependentes químicos, a ação social contará com serviços como atendimento psicológico, médico, jurídico, fisioterapêutico, entre outros.

Os servidores do DPV também vão realizar uma blitz de panfletagem para conscientizar a população sobre o Setembro Amarelo, mês marcado pelo Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A panfletagem tem como objetivo orientar as pessoas na identificação e prevenção de possíveis casos de suicídio. 

FOTOS: Divulgação/ SSP-AM

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Atrações turísticas e meios de hospedagem do Amazonas recebem selo ‘Melhores dos Melhores 2023’ do TripAdvisor

Redação Am

Em sete meses, mais de 800 mulheres foram acompanhadas pelo Ronda Maria da Penha

Redação Am

Cerimônia marca entrega de obras que aprimoram os sistemas de proteção e preservação patrimonial do Teatro Amazonas

Redação Am