Interior

‘Natal Itinerante’ encerra programação no interior do Amazonas

A programação do “Natal Itinerante” pelos municípios do Amazonas chega ao fim neste domingo (19/12), em Autazes (a 113 quilômetros da capital), na Praça Otaviano de Melo, no Centro. Nesta semana, o projeto, que compõe a campanha “O Mundo Encantado do Natal – Onde a alegria é feita de magia”, passou pelas cidades de Silves, na quarta-feira (15/12), e Iranduba, na sexta-feira (17/12), com o espetáculo “A Caravana Mágica do Natal”, da Companhia de Teatro Metamorfose.

Segundo o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, a proposta conquistou o público tanto na capital quanto no interior. Ele destacou que o trabalho foi realizado em parceria com as prefeituras dos municípios e as comunidades nos bairros, que abraçaram o projeto desde a estreia, em Rio Preto da Eva, no dia 21 de novembro. 

“Foram cinco bairros na capital e cinco cidades do interior, com uma receptividade muito boa do público”, afirmou o titular da pasta. “Personagens tradicionais do Natal chegaram pelas estradas e pelos rios, para encantar principalmente as crianças”.

Em Silves (distante 204 quilômetros da capital), onde o Papai Noel chegou de lancha, a professora Edgleide Neves reuniu as amigas e os filhos para assistir ao espetáculo “A Caravana Mágica do Natal”, na Praça Nossa Senhora da Conceição. 

“É uma diversão para as nossas crianças e uma oportunidade de conhecer sobre as tradições do Natal”, comentou. 

Já em Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), a apresentação aconteceu na Praça dos Três Poderes. O bom velhinho circulou pela cidade em carreata pelas principais ruas.

Bastidores – Para a equipe da Companhia de Teatro Metamorfose, a caravana também foi significativa, principalmente pelo contato com o público. 

“Toda apresentação é diferente, parece que a cada vez surge algo novo e nós curtimos junto com o público. É um espetáculo que tem muita interação, porque a criança precisa falar e precisa ser ouvida, é divertido demais ver que elas estão assistindo e entendendo”, declarou a atriz Débora Rodrigues, que interpreta a duende. “Me sinto honrada em estar nesse projeto, é maravilhoso o carinho que recebemos da população, os abraços das crianças. Saio com a sensação de que a arte pode sim salvar e levar esperança”. 

A caravana na estrada inspirou Débora numa composição sobre o projeto que passou a integrar o repertório do grupo de teatro. Ela contou que fez a música a caminho de Presidente Figueiredo.

“A música fala exatamente o que vivemos, que é ir da capital ao interior levando a nossa arte, sobre o que temos no espetáculo, nossos personagens que levam alegria por onde vamos”, explicou a artista. “Todas as crianças têm o direito de viver essa magia que o Natal traz, infelizmente muitas delas não têm acesso a arte, a cultura, então a caravana é fundamental, ainda mais depois de tudo o que vivemos, todos precisam ter essa esperança de que dias melhores virão”.

Campanha – “O Mundo Encantado do Natal – Onde a magia é feita de alegria” é uma programação realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e a Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC).

A iniciativa conta ainda com o apoio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), TV Encontro das Águas e Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA).

Neste ano, a programação abrange também o Centro Cultural Palácio da Justiça, apresentações no Teatro da Instalação, além de Centros de Educação de Tempo Integral (Cetis), bairros, parques de Manaus, centros de convivência e também municípios do estado.

Para conferir toda a agenda, acesse o Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) e as redes sociais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam).

FOTOS: Michael Dantas/ Secretaria de Cultura e Economia Criativa

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeito de Autazes defende abastecimento de água e melhorias na educação junto à Funasa e FNDE, em Brasília

Jamil Maciel

No interior, secretarias se mobilizam para cadastrar artistas no auxílio emergencial

Redação Am

Governo encaminha estratégia para fortalecimento da bioeconomia no interior

Redação Am
Sair da versão mobile