Portal Uno Midias
Cultura

Música, literatura e artes visuais fazem parte da “Agenda Virtual” desta semana

A “Agenda Virtual”, no Portal da Cultura, apresenta projetos contemplados pela Lei Aldir Blanc e nesta semana conta com destaques em música, literatura e artes visuais. A iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, tem a proposta de divulgar artistas e estimular o público a conhecer trabalhos de diferentes segmentos.

Para cadastrar o projeto, basta acessar o link http://bit.ly/aldirblancagenda e preencher as informações no formulário. Em seguida, o evento fica registrado em cultura.am.gov.br.

A programação é divulgada ainda nas redes sociais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam), como Facebook e Instagram.

Mural –  Contemplado no prêmio Feliciano Lana, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, o mural “Boriwi – Mundo dos Falecidos”, produzido pelo artista Levi Gama, na escola Dom Gino, em Parintins, realiza uma homenagem às lideranças indígenas que morreram na pandemia de Covid-19. 

Segundo o artista, cada uma das lideranças que se perde leva consigo uma parte da força de luta, representatividade e conhecimentos dos povos indígenas. O projeto visa prestar uma homenagem póstuma. 

Saiba mais sobre o projeto e o artista: Instagram (@levigama.hqs).

Fábulas da Amazônia – Na comunidade Cristo Rei, no município de Presidente Figueiredo, foram entregues 13 exemplares para a Biblioteca Comunitária Paulo Freire do livro “Fábulas e Apólogos da Amazônia”, além de vídeos contendo apresentações artísticas das histórias da obra. O projeto também foi contemplado no Prêmio Feliciano Lana. A entrega foi realizada pelo representante do Instituto Manaós, Waldir Júnior.

O livro também traz um código QR que oferece as fábulas e apólogos em forma de áudio, uma ferramenta de acesso para deficientes visuais e para a criançada que gosta de ouvir histórias. Outros três municípios, Iranduba, Rio Preto da Eva e Manacapuru, também irão receber exemplares do livro e do vídeo com apresentações artísticas.

Videoclipe – A artista e pesquisadora Kely Guimarães lançou, em seu canal no YouTube, o videoclipe “Crescente”, que tem direção e roteiro de Bárbara Umbra e conta com uma equipe de profissionais altamente qualificados do audiovisual local. O projeto foi contemplado no Prêmio Feliciano Lana

As filmagens ocorreram em maio de 2021 em Manaus, em ambientes controlados e ao ar livre, obedecendo às normas de higiene, de aferição de temperatura e distanciamento físicos mínimos recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

“O teor do vídeo busca retratar aspectos das inconstâncias e incertezas causadas por grandes transformações, quer seja de cunho pessoal, quer seja no social. Além de buscar promover reflexão a respeito dos impactos causados por tais mudanças, a música também traz de certo modo, uma mensagem de esperança e força, que no contexto pandêmico, pelo qual todos nós temos passado, com maior ou menor gravidade, pode amortecer, por meio da arte, a pressão social e mental que nos acomete”, comenta Kely.

Saiba mais: YouTube (https://www.youtube.com/c/KelyGuimar%C3%A3es).

Lançamento de EP – Neste sábado (28/5), será lançado nas principais plataformas de streaming o EP “Tô chegando”, com cinco faixas autorais de Jorjão Pampolha. Em seu segundo lançamento, o artista une o mainstream com as influências da cultura do norte brasileiro, trazendo os ritmos do MPB, samba, samba rock e também do samba funk. O projeto foi contemplado no Prêmio Feliciano Lana.

“Tô chegando” cumpre a função de levar entretenimento aos amazonenses ao apresentar elementos regionais, mas também para alcançar o Brasil com mensagens de positividade, amor e esperança de um futuro melhor.  O trabalho carrega parte da história e da evolução do cantor, tendo em vista que as faixas foram produzidas desde 2014. Desse modo, apresentam o desenvolvimento pessoal e artístico do cantor

Saiba mais sobre o artista: Instagram e Twitter (@jorjaopampolha), Facebook (facebook.com/jorjaopampolha) e YouTube (youtube.com/jorjaopampolha).

FOTOS: Dai Nobre (Kely Guimarães), Divulgação (Fábulas da Amazônia, Boriwi e Jorjão Pampolha)

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Sudeste levou 206 delegados culturais para participar da 4ª Conferência Nacional de Cultura

Brasil 61

Espetáculo gratuito de teatro anima sábado de Páscoa, em Itacoatiara

João Alves

Exposição ‘Fayga Ostrower: do figurativo ao abstrato’ é destaque no Palacete Provincial

João Alves