Justiça

MPAC condecora procurador-geral de Justiça do Amazonas com a maior comenda do órgão no Estado, a Medalha do Mérito Grão-Colar

RIO BRANCO (AC) – O procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, foi condecorado, na tarde desta quarta-feira (17), com a Medalha do Mérito do Ministério Público do Estado do Acre, a Grão-Colar (Grau 1°), considerada a maior honraria da instituição concedida às autoridades locais, nacionais e internacionais.

A solenidade de outorga das comendas, que homenageou outras 17 autoridades, aconteceu no auditório do MPAC, no Centro de Rio Branco. Os nomes dos homenageados foram aprovados, por unanimidade, pelo conselho-curador do Colégio de Procuradores de Justiça do Acre.

A medalha da Ordem do Mérito do MPAC é concedida a “pessoas ou entidades, nacionais ou estrangeiras que, por seus méritos, venham prestando ou tenham prestado relevantes e destacados serviços ao sistema de Justiça, à sociedade ou ao MP, ou agido, de modo particularmente exemplar, para a melhoria dos indicadores de desenvolvimento social harmônico e humano do Brasil e, particularmente, do Estado do Acre”.

Ao receber a insígnia, o procurador-geral do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, agradeceu pelo reconhecimento feito pelo MPAC e disse que recebia a comenda com muita gratidão e a estendia aos membros e servidores do MP, que o ajudam, em suas respectivas funções, a engrandecer o Ministério Público do Amazonas. “Recebo essa condecoração com muita alegria. É um reconhecimento não somente a mim, mas, também, ao MPAM. O Acre é um Estado coirmão, em vários aspectos, sobretudo no histórico. Agradeço ao grão-mestre, procurador-geral do Acre Danilo Lovisaro, uma pessoa que tanto admiro, e ao colégio de procuradores pela condecoração. Viva ao MP do Acre”, afirmou.

O procurador-geral de Justiça do Acre, Danilo Lovisaro, afirmou que a solenidade era um momento de celebração, de reconhecimento a todos que contribuem com o MP acriano e destacou o reconhecimento ao procurador-geral do Amazonas ao falar com a imprensa.

“Hoje é um dia muito especial para o MP do Acre, um momento de festa, de reconhecimento de diversas pessoas que contribuíram com o seu trabalho para fortalecer a instituição, o Ministério Público brasileiro. O procurador Alberto é uma pessoa extraordinária na realização do seu trabalho enquanto procurador-geral de Justiça. Ele desempenhou um trabalho muito relevante à frente do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH). Ele é um profissional extraordinário. É um reconhecimento que faz jus ao trabalho admirável que ele desempenha no Estado do Amazonas. É um reconhecimento merecidíssimo. Teria várias palavras para falar de todos os agraciados, mas só a presença dos senhores aqui, neste dia, também nos torna homenageados”, comentou.

O presidente do Conselho Nacional do Procuradores-Gerais do MP, Jarbas Soares Júnior, agradeceu a honraria e falou sobre o Acre. “Estar ao lado de pessoas do MP que estão sendo reconhecidas por esta casa me torna muito maior, porque é um trabalho conjunto pela Justiça. Ao longo de minha vida, eu recebi várias comendas, mas esta do MPAC é especial, porque ela representa grandes pessoas desse Estado, como o músico acriano João Donato, que levou o seu brilhantismo ao sudeste. O Acre é muito brasileiro. Esse Estado é como Minas Gerais, ‘quem te conhece não esquece jamais’. Tenho muito orgulho do MPAC”, discursou.

Presente na solenidade, o governador Gladson Cameli falou de união e parabenizou os presentes pelo reconhecimento. “É uma honra e satisfação participar de uma solenidade como essa. Um reconhecimento justo a todos vocês que prestam excelentes serviços ao Estado. Parabéns a todos os homenageados. Somente com apoio dos órgãos constituídos é que poderemos melhorar a vida da população do Acre. Saio daqui com o compromisso de diminuir a dificuldade das pessoas. Juntos somos mais fortes”, ressaltou.

Também participaram da solenidade o presidente da Assembleia Legislativa acriana, o deputado Luiz Gonzaga, e a presidente do TJAC, a desembargadora Regina Ferrari, entre outra autoridades locais.

Condecorados
Além do procurador-geral do AM, foram condecorados com a Medalha Grão-Colar o presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG), procurador-geral de Minas Gerais Jarbas Soares Júnior; o conselheiro nacional do MP, Otávio Luiz Rodrigues Júnior; o procurador-geral do MP de Rondônia, Ivanildo de Oliveira; o presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Luiz Gonzaga Alves Filho; e os desembargadores do Tribunal de Justiça do Acre Regina Longuini, Júnior Alberto Ribeiro, Samoel Evangelista, Elcio Sabo Júnior, Eva Evangelista de Souza, Roberto Barros dos Santos e Waldirene Cordeiro.

Os demais homenageados receberam as medalhas Grã-Cruz (Grau 2); Comendador (Grau 3); e a Oficial (Grau 4).

A solenidade de outorga integra as últimas celebrações referentes aos 60 anos do MPAC, que no final deste mês chega aos 61 anos de criação.


Texto: Elvis Chaves
Foto: Ulisses Farias

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Renovada, nova sede da Promotoria de Justiça de Boca do Acre é entregue à população da Calha do Purus

Redação

Com previsão de grande público durante o festival folclórico, MPAM vai intensificar ações em Parintins

Redação

Ministério Público pede suspensão do concurso da Prefeitura de Barcelos até que falhas em edital sejam corrigidas

Redação
Sair da versão mobile