O encontro permitiu debater os principais desafios para aumentar a presença delas nos espaços de poder
O resultado da participação feminina nas eleições 2024 e o empoderamento das mulheres na política visando 2026 foi tema de um seminário realizado nesta quinta-feira (19/12) na sede do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores no Amazonas, em Manaus. Organizado pela Secretaria Estadual de Mulheres do PT-AM, o encontro possibilitou o debate sobre os principais desafios para aumentar a presença delas nos espaços de poder.
Realizado de forma presencial e virtual, o seminário contou com a participação especial de uma convidada nacional: Ana Flávia Marques, diretora do Instituto Lula, jornalista e pesquisadora do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho da USP. Segundo ela, as mulheres na política podem atuar convencendo a sociedade sobre o melhor projeto para o futuro do país.
“Nós, mulheres, temos muitos desafios em 2025 para nos preparar bem para a grande batalha de 2026. Não só com perspectivas de ganhar governos, mas na perspectiva de disputar a sociedade, de apresentar um projeto de nação que nós temos para as pessoas, de conquistar as pessoas para que elas possam vir transformar a política junto com a gente, junto com o Partido dos Trabalhadores. É por isso que a gente precisa se questionar. Mesmo após o governo Lula ter reconstruído tantos programas sociais, ter criado outros como o Pé de Meia, a população ainda não entende e não avalia da forma que deveria avaliar um governo que tirou milhões de pessoas da fome, que reduziu o desemprego, que valorizou o salário mínimo? Precisamos travar essa disputa com a sociedade e mostrar que o Brasil está no rumo certo”, disse Ana Flávia Marx.
Segundo a secretária Estadual de Mulheres do PT-AM, Francinete Lima, o seminário é um espaço fundamental para refletir sobre as conquistas alcançadas nas eleições deste ano e uma oportunidade para avançar. “Nosso objetivo é construir uma sociedade mais justa e igualitária, com mais participação feminina. É a razão de discutirmos os nossos desafios e as perspectivas para as eleições de 2026, além de falar das políticas públicas em favor das mulheres já implementadas pelo governo Lula”, disse.
Mesmo sendo mais da metade da população no Brasil e a maioria do eleitorado, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as mulheres ainda têm pouca representatividade na política e nos espaços de poder.
O fortalecimento delas já visando o pleito de 2026 foi um elemento bastante debatido no seminário. “As eleições de 2026 estão aí e as mulheres precisam se preparar, se organizar. Não podemos mais ser candidatas de última hora. Precisamos nos colocar nos espaços e participar”, comentou secretária de Mobilização do PT Amazonas, Gilza Batista.
A professora, historiadora e militante do PT Amazonas Mariene Pantoja participou do debate e comentou sobre a importância da auto avaliação das mulheres sobre seu desempenho nas eleições para definir as estratégias rumo 2026.
“Parabéns às mulheres que pensaram em organizar esse evento. Esse processo avaliativo desempenha um papel fundamental, é uma ferramenta valiosa para a organização partidária. Identifica a raiz do problema a ser trabalhado, ajuda a superar os desafios, especialmente quando é feita de forma construtiva, como está sendo construído nesse momento. Então considero que fazer um processo desse no final de 2024 é uma iniciativa importante, para chegar em 2025 planejando, organizando, construindo, se preparando para 2026”, disse Mariane Pantoja.
Via Assessoria de Comunicação PT AM
The post Movimento por mais mulheres na política é tema de seminário na sede do PT Amazonas appeared first on amazonaspix.com.br.
The post Movimento por mais mulheres na política é tema de seminário na sede do PT Amazonas appeared first on amazonaspix.com.br.