Cidade

Moura Tapajóz recebe visita de equipe técnica do Ministério da Saúde

A maternidade Dr. Moura Tapajóz, da Prefeitura de Manaus, localizada no bairro Compensa, zona Oeste, recebeu na manhã desta quinta-feira, 15/7, equipes das áreas técnicas de Saúde da Mulher e Saúde da Criança do Ministério da Saúde. O grupo visitou as instalações da unidade com o objetivo de avaliar o espaço e o serviço e verificar as necessidades de apoio financeiro e de qualificação para a maternidade.

Durante a visita, guiada pela diretora da maternidade, enfermeira Núbia Cruz, a equipe conferiu os leitos de pré-parto, parto e pós-parto imediato (chamados PPP), onde a parturiente pode vivenciar todo o processo do parto no mesmo local, com a mesma equipe, e também conheceu o primeiro leito preparado especialmente para as pacientes indígenas que chegam à unidade. A equipe conheceu todos os demais setores e serviços da maternidade, que incluem a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, o acolhimento, o posto de coleta de leite humano, a enfermaria Canguru e o Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (Savvis).

“Sabemos que Manaus acabou de sair de uma crise muito triste com a pandemia e estamos visitando e colhendo informações para saber o que, por meio do Ministério da Saúde, podemos fazer para apoiar. Foi uma grande surpresa ver como a Moura Tapajóz está tão bem organizada e estruturada. Ficamos muito felizes ao ver que a maternidade está tão linda e bem cuidada”, destacou a enfermeira obstetra e técnica da coordenação da área de Saúde da Mulher do Ministério da Saúde, Liliane Augusto.

A consultora técnica da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério, Luiza Machado destacou a dedicação da equipe da Moura Tapajóz. “Realmente fiquei encantada com o que vi. Além do ótimo espaço, o que mais me impressionou na maternidade foi o domínio que toda equipe técnica e clínica demonstrou sobre o conhecimento do serviço. É muito importante para o usuário que todos tenham esse domínio e que o atendimento seja padrão”, avaliou.

A diretora Núbia Cruz salientou que, como detentora do selo Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde, a Moura Tapajóz realiza cursos periódicos, para garantir o ajuste das práticas e o fortalecimento das ações.

“A Moura Tapajóz tem uma grande vantagem em relação a outras instituições, que é a existência do vínculo dos profissionais com a maternidade. O vínculo garante que o trabalho que está sendo realizado agora, todas as nossas capacitações, sigam garantindo a evolução dos processos de trabalho com o passar dos anos. É um legado de cuidado e de qualificação que ficamos muito felizes em deixar para as futuras gerações”, explicou a diretora.

Também participaram da visita, pelo Ministério da Saúde, a coordenadora-geral dos Ciclos de Vida e diretora substituta do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas, Lana de Lourdes Aguiar Lima; e a médica ginecologista e obstetra e técnica da Coordenação Geral dos Ciclos de Vida, Iracema Correia Veloso.

A equipe do Ministério da Saúde seguirá visitando maternidades em Manaus na tarde desta quinta e também nesta sexta-feira,16. Para esta quinta-feira, estavam previstas no roteiro as maternidades Ana Braga, no São José Operário, zona Leste; e Dona Nazira Daou, na Cidade Nova, zona Norte. Na sexta-feira, receberão a equipe as maternidades Dona Lindu, em Adrianópolis, zona Centro-Sul; e Balbina Mestrinho, na Praça 14 de Janeiro, zona Sul.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Vítimas fatais de deslizamento no Jorge Teixeira são atendidas pelo SOS Funeral da prefeitura

Redação Am

Prefeitura de Manaus realiza mutirão de Cadastro Único na sede da Semasc neste sábado

Redação Am

Prefeitura de Manaus doou mais de 47 mil mudas de plantas em 2021

Redação Am
Sair da versão mobile