Moradores de Iranduba, município da Região Metropolitana de Manaus, relataram medo após mais uma fuga de presos da delegacia da cidade, ocorrida no sábado (14). Foi a terceira fuga em dois meses.
O G1 esteve no município neste domingo (15). Para alguns moradores, a cidade está abandonada e os problemas na Segurança Pública são reflexos dessa condição.
A fuga deste sábado (14) aconteceu por volta das 19 horas, no momento em os presos recebiam marmitas do jantar. Eles renderam um policial e levaram sua pistola. Após a fuga, outros 14 detentos que ainda permaneciam no local foram transferidos para Manaus.
“Está triste a situação. Essa noite, quando a minha filha me ligou, ela disse: ‘mamãe, feche o portão, se tranque, porque fugiram os presos’. Está um perigo. Estamos precisando de ajuda”, disse a comerciante Maria Zélia de Souza, de 69 anos.
Ela mora há 30 no município e conta que nunca viu nada parecido com o que vem ocorrendo no local.
“Agora a situação está triste. Ninguém pode nem deixar nossos netos na rua. Não temos um segundo de paz. Está complicado”.
Dono de um pequeno negócio em frente à delegacia da cidade, o comerciante Alonso Simões, de 64 anos, também disse estar preocupado com a segurança do município.
“Tem muito preso e pouco policial para gerenciar. Ontem, graças a Deus já tínhamos fechado a loja, mas fica o receio né? Quando me ligaram para falar o que havia ocorrido, já imaginava que foi pela superlotação do presídio”, falou.
Sequência de fugas
A delegacia de Iranduba, que fica na Região Metropolitana de Manaus, registra uma sequência de fugas em massa de presos em 2021.
A primeira ocorreu no dia 27 de junho, quando 14 presos fugiram da carceragem. De acordo com a Polícia Civil, policiais perceberam uma movimentação durante a madrugada, quando foi detectado que os internos haviam fugido por um buraco cavado pelo sanitário da cela.
Dois dias depois, mais dez presos fugiram da unidade. Um vídeo de uma câmera de segurança registrou o momento em que alguns dos presos aparecem correndo pela rua (veja vídeo abaixo).
No sábado (14), presos fugiram quando recebiam marmitas do jantar. Eles renderam um policial, acertaram uma caronhada nele e ainda levaram uma pistola.
*Com informações de https://g1.globo.com/am/Foto: Matheus Castro/G1