Cidade

Moradoras do Gilberto Mestrinho e Lírio do Vale terão atendimento nas unidades móveis da prefeitura

As Unidades Móveis de Saúde da Mulher, da Prefeitura de Manaus, gerenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vão ofertar atendimento em novos endereços nas zonas Leste e Oeste, a partir da segunda-feira, 11/12. A estrutura que atende a zona Norte seguirá na atual localização, na rua Perimetral Norte, ao lado da igreja católica Comunidade Bom Pastor, no bairro Novo Aleixo, até o dia 15/12.

O serviço móvel da Semsa dispõe de três unidades que atendem exclusivamente o público feminino, com ênfase no acompanhamento pré-natal e nas ações de prevenção e rastreio do câncer de mama e do colo uterino. As estruturas atendem as zonas Norte, Leste e Oeste, funcionando em cada local por 15 dias, em média, sempre de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 7h às 17h.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, assinala que a oferta do serviço voltado ao público feminino considera as condições sociais específicas dessa população, além de oportunizar atenção aos agravos que mais acometem as mulheres.

“Elas cuidam da casa e das crianças, muitas ainda acumulam o trabalho fora. Buscamos proporcionar a essas mulheres um acesso mais fácil a consultas e exames, em especial de rastreio dos cânceres do colo do útero e da mama, que têm mais chances de cura se identificados cedo”, enfatiza a gestora.

Conforme Shádia, desde a inauguração, no final de julho, até o fim de novembro, as três unidades móveis somaram mais de 42,5 mil procedimentos realizados para moradoras de bairros e comunidades abrangidos pelo serviço. Nessa totalidade, se incluem mamografias, consultas médicas e de pré-natal, coletas do preventivo do câncer do colo do útero, testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis, entre outros.

Também no período, acrescenta a secretária, mais de 2,1 mil receitas médicas foram recebidas e tiveram medicamentos dispensados nas farmácias das unidades, de forma gratuita.

Novos endereços

Na zona Leste, a Unidade Móvel de Saúde da Mulher começa a atender, na segunda-feira, 11/12, as moradoras do bairro Gilberto Mestrinho e proximidades, com base no estacionamento da Escola do Futuro, da Associação para o Desenvolvimento Coesivo da Amazônia (Adcam), na rua Leonora Armstrong, 321. A previsão de permanência do serviço no local é até o dia 22/12.

Já a estrutura móvel que atende as usuárias da zona Oeste será realocada no bairro Lírio do Vale, passando a funcionar no terminal de ônibus do conjunto Augusto Montenegro, na avenida Marginal 1, a partir da segunda-feira, 11/12. A unidade tem previsão de permanecer no endereço também até o dia 22/12.

Foto – Divulgação / Semsa

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Servidoras da Semulsp recebem dia de beleza e saúde em homenagem ao Dia das Mães

Redação Am

Prefeitura revitaliza ramais na zona Rural de Manaus

Redação Am

Prefeitura reforça cuidados de saúde no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Redação Am
Sair da versão mobile