O sistema de monitoramento da Prefeitura de Manaus, por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), registrou, de 1º a 30 de novembro, 6,7 mil ocorrências relacionadas ao trânsito, mobilidade urbana, direitos humanos, guarda municipal e defesa civil.
As equipes do Instituto de Mobilidade Urbana (IMMU) receberam 4.517 demandas relacionadas ao trânsito, além de 385 ocorrências no transporte. Os dados são associados a acidentes, envolvendo danos materiais, vítimas lesionadas e fatais, registros da mobilidade com autuação, pane mecânica, monitoramento de frota e problemas com semáforos e outros.
Ainda em novembro, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), com as equipes da Guarda Municipal e Defesa Civil, recebeu 1.793 chamadas. Deste total, foram pedidos de socorro com alagamento, desabamento de muros, casas de madeira e alvenaria, deslizamentos de barrancos, erosões, incêndios, risco de tombamento, entre outros.
Outro dado importante, nos últimos trinta dias, é a quantidade de ocorrências recebidas pelas equipes de Direitos Humanos, da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semas). Foram registradas 82 denúncias de abuso sexual, abandono de incapaz, exploração do trabalho infantil, maus-tratos, negligência e violências física e psicológicas.
Vale destacar que com o sistema de monitoramento, as equipes podem dar respostas rápidas a cada situação, evitando maiores transtornos à população. As ocorrências são atendidas no Contact Center, dentro do Centro de Cooperação da Cidade, 24 horas por dia, sete dias na semana e a ligação é gratuita.
O superintendente do CCC, Sandro Diz, destacou a integração do sistema com as secretarias da Prefeitura de Manaus, que atua de forma centralizada e integrada nas situações de crise, bem como, preventivamente no gerenciamento de desastres naturais.
“Com os recursos de alta tecnologia do sistema de monitoramento, conseguimos gerar dados e informações e a partir daí planejar e propor operações que venham minimizar e até evitar desastres, assim como, acionar as equipes de campo de forma mais ágil, como nos casos de trânsito, onde é possível liberar uma via, por exemplo, em menos tempo, do que acontecia em anos anteriores ao serviço”, pontuou Diz.
Foto – Divulgação / CCC
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