Portal Uno Midias
Saude

MINUTO DA SAÚDE: uso de repelentes contra o mosquito da dengue

A melhor forma de combater a epidemia de dengue é eliminando os criadouros do mosquito transmissor. Mas outros cuidados podem ajudar a prevenir a doença, como evitar a picada.

E os repelentes podem ter papel importante nesse contexto, como explica a diretora do Departamento de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Alda Maria da Cruz.

“É importante identificar o componente desse repelente. Existem diferentes produtos químicos. Além disso, olhar o tempo de duração [do efeito]. Alguns têm duração de quatro horas, outros têm um tempo mais prolongado. Não basta passar e achar que está protegido até o dia seguinte, tem que olhar a durabilidade de proteção de cada repelente.”

A recomendação de uso tanto da Organização Mundial da Saúde quanto do Ministério da Saúde é de uso dos repelentes que tenham na fórmula DEET, caridina ou IR 3535. As fórmulas caseiras devem ser evitadas, pois podem causar danos à pele.

Vale lembrar que o repelente ajuda a evitar a dengue, mas a única forma eficaz de prevenção é evitar os criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Não se esqueça: são apenas 10 minutos por semana para proteger sua família e vizinhos da dengue. 

Para mais informações, acesse: www.gov.br/saude.

Pixel Brasil 61

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Recursos da Covid poderão ser remanejados pelos municípios, define nova portaria

Brasil 61

Wilson Lima anuncia implantação de 10 leitos de UTI em Humaitá

João Alves

Megavacinação contra a Covid-19 será aberta em Manaus e em outras cinco capitais, neste sábado, 20

Redação Am