Cidade

Ministério do Esporte sinaliza apoio à Prefeitura de Manaus em programas para comunidades indígenas

Durante reunião entre a Prefeitura de Manaus, via Fundação Manaus Esporte (FME) e o Ministério do Esporte, realizada em Brasília (DF), nesta quarta-feira, 10/5, foi sinalizado apoio à descentralização de investimentos do órgão federal para contemplar cidades do Norte, entre elas Manaus, com ênfase em projetos esportivos para comunidades indígenas.

O presidente da FME, Aurilex Moreira, foi recebido pela secretária-executiva do Ministério do Esporte, Juliana Agatte, e enfatizou que a capital amazonense vem se destacando pelos investimentos na área esportiva nos últimos anos, por meio de programas como o “Manaus Olímpica”, compartilhou o interesse em aderir às iniciativas do ministério para ampliar o alcance de práticas desportivas nas comunidades.

“Ficamos muito empolgados com o que vimos. Manaus é uma referência pela diversidade de comunidades indígenas, e vimos o grande interesse da secretária e da ministra Sonia em fomentar a prática esportiva nessas localidades, que vêm ao encontro de nossa proposta. Conhecemos os projetos que querem lançar e ficamos muito interessados. Penso que Manaus tem muito a ganhar e contribuir com os povos da região Norte, pela capital ser uma referência em cidades menores da região. Tenho certeza que essa pauta vai render bons frutos para o esporte nas comunidades”, destacou Aurilex Moreira.

A iniciativa atende a uma demanda compartilhada entre os Ministérios do Esporte e dos Povos Indígenas, que identificaram a necessidade de descentralizar investimentos em ações que promovam o esporte em comunidades onde o acesso é mais difícil.

“Estamos com um enfoque muito grande em olhar para o esporte na sua diversidade regional. Nos últimos anos, a gente identificou que o Norte recebeu poucos investimentos do Governo Federal no esporte, e gostaríamos de descentralizar essa proposta orçamentária para a região. Com a reunião, a gente sinaliza para que o município inscreva seus projetos, sobretudo com a especificidade indígena. Estivemos discutindo o tema com a ministra Sonia Guajajara, que tem um interesse muito grande em fazer uma parceria para fortalecer a pauta do esporte”, destacou a secretária-executiva do Ministério do Esporte, Juliana Agatte.

A ideia é utilizar a gestão municipal, que tem conhecimento vasto das especificidades regionais, para funcionar como um vetor entre as ações propostas pelo Governo Federal e o público a ser alcançado.

Jogos Indígenas

Ainda neste ano, na região ribeirinha do Tupé, sete comunidades indígenas realizarão os “Jogos Indígenas”. O evento é organizado totalmente pelos líderes das comunidades, mas conta com o apoio e infraestrutura da Prefeitura de Manaus. Com as iniciativas do Governo Federal, o objetivo é que ações como essa sejam potencializadas e replicadas a mais comunidades indígenas da cidade.

Texto – Ludmila Lima / agência In.Pacto

Fotos – Carolina Antunes / agência in.Pacto

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura de Manaus nomeia condutor de ambulância aprovado no concurso da Semsa

Redação Am

Prefeitura trabalha em desbarrancamento causado por acúmulo de lixo em rua do conjunto Nova Cidade

Redação Am

Educadora da Prefeitura de Manaus irá participar de evento internacional

Redação Am
Sair da versão mobile