Milhares de pessoas invadiram armazéns de ajuda humanitária em Gaza para levar farinha e produtos de higiene básica, informou neste domingo (29) uma agência da ONU. A busca é vista como um sinal de colapso da ordem pública após três semanas de guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas em Gaza.
A agência da ONU para refugiados palestinos, conhecida como UNRWA, fornece serviços básicos a centenas de milhares de pessoas em Gaza. Suas escolas em todo o território foram transformadas em abrigos lotados que abrigam palestinos deslocados pelo conflito. Há alguns dias, Israel permitiu a entrada de ajuda do Egito, parte da qual estava armazenada em um dos armazéns arrombados, informou a UNRWA.
De acordo com Juliette Touma, porta-voz da agência, a multidão invadiu quatro instalações neste sábado (28). O diretor da agência em Gaza, Thomas White, disse que os arrombamentos são “um sinal preocupante de que a ordem civil está começando a se romper após três semanas de guerra”.
Tanques e infantaria de Israel entraram na região no fim de semana, quando o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, anunciou um “segundo estágio” na guerra. A ofensiva terrestre crescente ocorreu enquanto Israel bombardeava o território por ar, terra e mar.
O bombardeio – descrito pelos residentes de Gaza como o mais intenso da guerra – interrompeu a maior parte das comunicações no território na última sexta-feira (27), isolando do mundo os 2,3 milhões de habitantes do enclave sitiado. As comunicações foram restabelecidas em grande parte de Gaza no início deste domingo.
Fonte: https://pleno.news/mundo/milhares-de-pessoas-saqueiam-armazens-da-onu-em-gaza.html/ Foto: Reprodução/Print de vídeo do portal G1