Economia

MIDR reconhece situação de emergência em 24 cidades do Rio Grande do Sul

https://brasil61.com/rails/active_storage/blobs/eyJfcmFpbHMiOnsibWVzc2FnZSI6IkJBaHBBL2lxQWc9PSIsImV4cCI6bnVsbCwicHVyIjoiYmxvYl9pZCJ9fQ==--65a8f22ac52489cb977fd1dbfd6d0a241f88e720/PMDR242409A

Nesta quarta-feira (21), o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em 23 cidades do Rio Grande do Sul afetadas por desastres. Além dessas, o município de Arroio do Meio obteve o reconhecimento do estado de calamidade pública por chuvas intensas.

Também foram atingidas por chuvas intensas Centenário, Cruz Alta, Floriano Peixoto, Getúlio Vargas, Jacuizinho, Paraíso do Sul, Planalto, Relvado, Santo Ângelo, São José do Ouro, São Leopoldo, São Sepé, Travesseiro e Vila Maria.

Em Ibirapuitã, Lagoa dos Três Cantos e Nonoai foram registradas enxurradas, enquanto em Novo Hamburgo, inundações. Já Alpestre, Pinheirinho do Vale e São Francisco de Assis foram afetadas por queda de granizo e São Nicolau, Tenente Portela e Canoas, por vendaval.

No momento, 433 municípios no Rio Grande do Sul estão com reconhecimento federal de situação de emergência vigente.

Como solicitar recursos federais para ações de defesa civil

Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada.

As ações envolvem socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no Diário Oficial da União (DOU) com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

SUDENE: FNE financiará linha de crédito para agricultores de municípios em situação de emergência

Brasil 61

Após queda de 0,38%, saca de soja inicia a segunda-feira (27) custando R$ 134,35

Brasil 61

Publicada medida provisória que autoriza saque extraordinário do FGTS

Jamil Maciel
Sair da versão mobile