Portal Uno Midias
Economia

MIDR reconhece a situação de emergência em Calçoene, no Amapá

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência na cidade de Calçoene, no Amapá, em decorrência de doenças infecciosas virais. O município registrou um aumento significativo dos casos de dengue. O reconhecimento foi publicado em edição do Diário Oficial da União (DOU). Saiba mais aqui.

“A questão da dengue em Calçoene, no Amapá, é urgente. Por meio da Defesa Civil Nacional, reconhecemos a situação de surto da doença, atendendo ao pedido da Prefeitura da cidade, representada pelo presidente da Câmara de Vereadores, o vereador Wesley Chumber, prefeito interino da cidade. Vamos trabalhar para que a população possa contar com todo o apoio do Governo Federal”, afirma o ministro Waldez Góes. “Não só o MIDR, mas o Ministério da Saúde vai atuar e fazer as análises em relação ao apoio ao município”, acrescentou Waldez Góes.

Com uma população de aproximadamente 11,5 mil habitantes (IBGE), Calçoene contabiliza 439 casos prováveis da doença, segundo o Ministério da Saúde. No momento, no Amapá, 16 municípios estão com reconhecimento de situação de emergência vigente por estiagem, doenças infecciosas parasíticas, doenças infecciosas virais, incêndio florestal e chuvas intensas.

Como solicitar recursos federais para ações de defesa civil

Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada.

As ações envolvem socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no Diário Oficial da União (DOU) com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Fonte: MIDR

Pixel Brasil 61

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Brasil bateu dez recordes em produção de energia renovável em julho

Jamil Maciel

Preço do café arábica registra baixa nesta segunda-feira (26)

Brasil 61

IBGE reduz previsão, mas Brasil deve ter safra recorde de grãos

Jamil Maciel