Estudantes do Curso de Geografia da Universidade de Brasília (UnB) participaram, nesta quinta-feira (4), de encontro promovido por integrantes do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) para debater a Política de Desenvolvimento Regional e Ordenamento Territorial (PNOT).
O evento ocorreu no auditório do MIDR e faz parte do programa Encontros da Ciência com o Território, criado pela Secretaria Nacional de Desenvolvimento Regional e Territorial (SDR) para incrementar a formação de profissionais mais capacitados na área de Geografia e outras relacionadas.
O objetivo é discutir temas relevantes para as políticas de desenvolvimento regional e territorial, além de explorar novas formas de comunicação e engajamento com a sociedade civil, sobretudo o público jovem.
O diretor do Departamento de Políticas de Desenvolvimento Regional e Ordenamento Territorial, João Mendes, declarou que os alunos ficaram satisfeitos com o encontro. “Foi um evento bastante produtivo para eles, segundo as falas dos estudantes e da professora presente. Tivemos a oportunidade de discutir aspectos das principais políticas da SDR, PNDR e PNOT, associando a questões teóricas do campo da geografia”, afirmou o diretor.
João Mendes comentou que os estudantes tiveram a chance de conhecer como a atuação dos profissionais se aplica na realidade da formulação e estabelecimento das políticas públicas.
A coordenadora-geral de Fortalecimento de Capacidades dos Entes Federados da SDR, Taciana Leme, concorda com o diretor João Mendes. “Recebemos alunos de Geografia e tivemos um diálogo muito interessante, pois há troca de experiências. Eles aprendem como poderão colocar o conhecimento em prática. É importante para a gente também colher percepções de quem está se formando”, destacou Taciana Leme.
Para a coordenadora, nesses ambientes, o MIDR contribui com a formação dos futuros profissionais. “Temos a oportunidade de testar novas formas de diálogo, de acolhimento com a sociedade e trazer esse público mais jovem para se interessar pelas políticas públicas”, completou Taciana Leme.
Esse trabalho é realizado no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Capacidades para Integração e Desenvolvimento Regional (PCDR) instituído pela Portaria N º 1.642.
Saiba como agendar reuniões do Encontros da Ciência com o Território com o MIDR
Quem pode utilizar esse serviço?
Professores universitários de cursos de graduação ou pós-graduação que tenham interesse em colocar seus alunos para conhecer e debater sobre perspectivas para o desenvolvimento regional e ordenamento territorial.
Etapas para a realização deste serviço
Etapa 1 – Agendar on line (formulário on line)
Etapa 2 – Confirmação de data e horário (envio de link, se for online). O responsável receberá um e-mail de confirmação do encontro com orientações sobre a participação.
Etapa 3 – Participar da atividade
Tempo médio 2 horas.
Etapa 4 – avaliar o serviço
Fonte: MIDR
Fonte: Brasil 61