Manaus

“Meu filho vai poder brincar sem a preocupação da água levar nossa casa”, desabafa ex-morador de área de risco de Manaus

Um total de 103 famílias foram beneficiadas na nova etapa do programa Amazonas Meu Lar

“Meu filho é autista e hoje ele vai poder brincar no espaço dele sem preocupação de se cortar, sem preocupação da água levar a nossa casa”. A afirmação é do motorista Moisés Silva, 40, ex-morador da Comunidade Manaus 2000, região que foi beneficiada com o programa Amazonas Meu Lar, do Governo do Amazonas que, nesta sexta-feira (05/05), reassentou 103 famílias de áreas de risco da capital amazonense.

“É uma mistura de pensamentos. Ontem mesmo eu já fui visitar a casa. Hoje eu estou muito feliz em saber que vou ter uma moradia digna, principalmente para o meu filho. Obrigado ao Senhor Jesus Cristo por ter proporcionado uma moradia melhor para a minha família e dizer obrigado ao estado, que hoje está concretizando esse sonho”, acrescentou Moisés que morava há 27 anos no local.

A dona de casa Lucélia Cardoso, 56, que há 30 anos morava na Comunidade Manaus 2000, falou da felicidade de estar realizando o sonho de ter a casa própria. “Hoje está sendo um dos melhores dias porque eu tenho certeza que não vou mais passar a cena que eu estava passando naquele lugar que alega. Estou muito feliz porque sei que a partir de hoje eu vou ter a minha casa própria. Aguentei por quase 30 anos nesse lugar e agora estou feliz”, disse emocionada.

As 103 famílias reassentadas fazem parte das comunidades da Sharp e Manaus 2000 e receberam diferentes tipos de soluções de moradia, entre elas, indenização, bônus moradia, auxílio moradia ou fundo de comércio. Com as entregas de hoje, o Governo do Amazonas alcança 594 famílias retiradas das duas áreas de risco e reassentadas

“É mais um passo importante que o Governo do Estado do Amazonas avança na parte de reassentamento dessas famílias que residem nas áreas de risco. O governador Wilson Lima determinou que este fosse o último inverno que essas famílias iriam passar lá, e Suhab tem executado isso, ao lado de UGPE, e de demais secretarias que trabalham em conjunto para aceleramos esse passo”, esclareceu o titular da Superintendência de Habitação (Suhab), Jivago Castro.

Os recursos destinados para a nova ação de reassentamento ultrapassam os R$ 8,5 milhões e também fazem parte do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).

“No aspecto social é a fase fundamental porque é o momento em que a gente tira as famílias da condição de vulnerabilidade, coloca elas na condição de moradia mesmo, de reposição patrimonial melhor para que a obra possa ser executada”, ressaltou Viviane Dutra, subcoordenadora social da UGPE.

O Amazonas Meu Lar foi lançado no mês de abril e vai oferecer mais de 22 mil soluções de moradia no estado ao longo dos próximos anos.

FOTOS: Alex Pazuello/ Secom

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Central Integrada de Fiscalização realiza vistoria em 45 estabelecimentos de Manaus

Redação Am

Alunas da zona Leste são medalhistas no Brasileiro Regional de Wrestling, em Goiânia

Redação Am

Governo do Estado doa 7,2 toneladas de alimentos para entidades socioassistenciais de Manaus

Redação Am
Sair da versão mobile