Portal Uno Midias
Cotidiano

Mês da Mulher: Defensoria do Amazonas participa de mutirão carcerário no Centro de Detenção Feminino

Meta é atender todas as 177 reeducandas da unidade, onde a Defensoria já atua regularmente, com assistência jurídica gratuita e escuta especializada

O Núcleo de Atendimento Prisional da Defensoria Pública do Amazonas (NAP/DPE-AM) participa, nesta quarta (19) e quinta-feira (20), do Mutirão Jurídico e Social em alusão ao Dia Internacional da Mulher no Centro de Detenção Feminino (CDF), em Manaus. Nesta quarta-feira, as reeducandas passaram por uma triagem processual. O NAP realizou um levantamento mais apurado de todas as demandas pendentes das 177 assistidas que cumprem pena no CDF. 

O defensor público Théo Eduardo Costa, coordenador do NAP, explicou que o trabalho de assistência jurídica e social já faz parte do dia a dia da DPE-AM em todo o sistema prisional. Ainda assim, para esses dois dias de evento, servidoras que atuam diretamente em outras unidades prisionais reforçaram o atendimento. 

“O mutirão visa a humanização do sistema e a garantia dos direitos fundamentais. É importante ressaltar que a Defensoria Pública está aqui diariamente. Portanto, esta não é uma ação isolada. A Defensoria Pública, só no ano passado, realizou mais de mil atendimentos de mulheres privadas de liberdade, gerando aproximadamente quatro mil atos processuais e procedimentais. Isso mostra que a Defensoria está de forma permanentemente no sistema, visando garantir todos os direitos das apenadas, a remissão das penas, a garantia também, junto à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), da promoção do direito à saúde feminina. Portanto, é uma política pública consolidada” reforçou. 

A ação coordenada pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (GMF/TJAM) tem a meta de atender todas as pessoas privadas de liberdade da unidade em dois dias de mutirão. 

“Esse papel a Defensoria Pública já faz: há atendimento na unidade, funciona um escritório da Defensoria Pública na unidade, mas também é feito um atendimento social, no sentido de ouvir, uma oitiva qualificada das internas, para entender como está sendo prestado o serviço prisional e entender se os direitos garantidos a pessoa privada de liberdade – dentre eles direitos relativos educação, relativos à alimentação, à saúde, direitos relativos ao contato familiar e vários outros aspectos – estão sendo atendidos”, disse o juiz colaborador do GMF/TJAM João Gabriel Cirelli Medeiros. 

Parcerias para garantir direitos

Diariamente, a Defensoria trabalha para assegurar os direitos de quem cumpre pena e entre as iniciativas está a parceria com a Associação dos Registradores civis das Pessoas Naturais do Amazonas (Arpen-AM) para agilizar processos em que cabem pedido de regressão de pena. 

“Esse convênio permite que obtenhamos as certidões de nascimento, porque muitas vezes as mulheres chegam aqui sem documentação e sem informações, como o cartório em que o filho foi registrado. Eles fazem uma busca para saber em qual cartório está esse dado. O pedido de prisão domiciliar precisa ser instruído com a certidão de nascimento para comprovar que aquela reeducanda é mãe. E isso ajuda muito e desafoga o sistema prisional”, explica Bruna Folhadela, assessora jurídica da DPE-AM. 

Essas iniciativas beneficiam diretamente pessoas como Joice*, que tem dois dos filhos morando no interior do Estado. A DPE-AM tem parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública que facilita a realização de videochamadas, um direito das pessoas privadas de liberdade. 

“Foi de grande importância para mim isso. Eu faço a ligação de 15 em 15 dias para elas. Eu tenho uma divisão de tempo. Cinco minutos para uma que mora aqui. E mais uns minutos para as duas que estão no interior. A Defensoria também me ajudou nesse sentido”, relatou. 

Imagem: Brayan Riker/DPE-AM 

The post Mês da Mulher: Defensoria do Amazonas participa de mutirão carcerário no Centro de Detenção Feminino appeared first on Blitz Amazônico.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

ManausCult realiza reunião sobre prestação de contas do edital do Carnaval das escolas de samba de Manaus

Redação

Prefeitura de Manaus leva o Sine Manaus e estande para 21ª Expo ABRH-AM

Após quase 30 anos sem reforma, prefeito entrega feira coberta do Alvorada 1 modernizada, segura e humanizada