Portal Uno Midias
Amazonas

Médicos veterinários da Adaf recebem treinamento teórico para inquérito soroepidemilógico de Peste Suína Clássica

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) iniciou, na quarta-feira (07/07), o Treinamento Teórico para o Inquérito Soroepidemiólogico de Peste Suína Clássica para os médicos veterinários da agência. Ao todo, 76 profissionais participaram do treinamento que vai contribuir com o Plano Estratégico de Peste Suína Clássica (PSC), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O encerramento da parte teórica ocorreu nesta sexta-feira (09/07).

A gerente de defesa animal da Adaf, Graziele Domingues, explica que o treinamento também inclui atividade prática a ser realizada entre os dias 26 e 29 de julho. Os médicos veterinários realizarão a coleta de sangue de suínos, incluindo todas as etapas, como a contenção do animal, eutanásia, prática de necropsia, colheita do material e envio de material para diagnóstico da peste suína clássica ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), em Pedro Leopoldo (MG).  

Segundo a gerente de defesa animal, esse estudo visa suprir a deficiência de informações e ações de vigilância, aprimorando a caracterização do sistema produtivo de suínos e da condição epidemiológica da PSC, seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Sanidade Súidea (PNSS), do Mapa. O inquérito é um pré-requisito para o reconhecimento internacional de zona livre da doença. 

“O objetivo deste estudo soroepidemiológico é a detecção da circulação do vírus da Peste Suína Clássica na Região III do Plano Estratégico Brasil Livre de PSC, que é composto por 54 municípios dos estados do Amazonas, Roraima e parte do Pará”, destacou. 

O treinamento foi ministrado pelos médicos veterinários e auditores federais agropecuários do Mapa, Guilherme Takeda e Newton Galvão. Na ocasião, os palestrantes enfatizaram a contextualização da doença, a importância das ações de vigilância do serviço de defesa sanitária animal e os procedimentos do inquérito soroepidemiológico.  

Sobre a doença – A Peste Suína Clássica (PSC) é uma doença que não é transmitida aos humanos, mas traz grandes prejuízos econômicos para a suinocultura. 

O evento teórico foi realizado virtualmente pela plataforma Teams e contou com a presença do diretor-presidente da Adaf, Alexandre Araújo e do Superintendente Federal da Agricultura no Amazonas (SFA-AM), Guilherme Pessoa. 

FOTO: Divulgação/Adaf

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Barco-hotel: uma experiência de hospedagem única no Amazonas

Redação Am

Wilson Lima autoriza pagamento do ‘Guardiões da Floresta’ para 6,4 mil famílias de unidades de conservação do Amazonas

Redação Am

Centro Socioeducativo Dagmar Feitoza chega a 40 anos de atividade como modelo de ressocialização no AM

Redação Am