Cidade

Maternidade Moura Tapajóz dá início a curso sobre ‘Extração Manual de Leite Humano à Beira Leito’

É consenso na ciência e na literatura mundial que o melhor alimento para o recém-nascido em seus primeiros meses de vida é o leite da própria mãe, devido às suas características nutricionais e imunológicas. Partindo desse fato, a Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT), da Prefeitura de Manaus, iniciou, na manhã desta segunda-feira, 7/3, a parte prática do curso de Extração Manual de Leite Humano à Beira Leito. A extração é realizada exclusivamente da mãe para o próprio filho em unidades neonatais, visando à qualidade do leite materno, segurança alimentar e nutricional e a manutenção do aleitamento.

O curso contempla o conteúdo do 4º passo da Estratégia QualiNEO, do Ministério da Saúde (MS): “Alimente o recém-nascido o mais precocemente possível e de preferência com o leite materno/humano”. Ainda em razão da pandemia pelo novo coronavírus, o treinamento será oferecido até o final do mês de março de forma híbrida, com o conteúdo teórico sendo disponibilizado na plataforma Google Sala de Aula e as aulas práticas realizadas in loco, de acordo com os plantões, durante os turnos de trabalho dos servidores.

A Estratégia QualiNEO objetiva reduzir a mortalidade neonatal (até 28 dias de vida) e qualificar a atenção aos recém-nascidos na unidade. Com o QualiNEO, o Ministério da Saúde passou a oferecer, por meio da Coordenação-Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno (CGSCAM/DAPES/SAS), apoio técnico à MMT, de forma sistemática e integrada, buscando a formação e a qualificação do cuidado e da gestão a partir do estabelecimento de relações colaborativas, promovendo interações, trocas de experiências e conhecimento.

“Com a evolução das técnicas, processos e equipamentos, as unidades neonatais têm tido sucesso em manter vivos bebês cada vez mais prematuros e a nutrição dessas crianças se tornou um grande desafio para as equipes de Saúde. A partir deste curso, a Moura Tapajóz começa a colocar em prática um protocolo minucioso, estabelecendo de forma padronizada os processos para extração à beira leito, estocagem, conservação, transporte, porcionamento e administração do leite humano cru”, explicou a enfermeira obstetra Núbia Cruz, diretora da MMT.

A parte prática, que teve início hoje, contemplou orientações sobre procedimentos de higiene durante o processo de extração manual de leite à beira leito, horário ideal, como realizar a massagem das mamas, como realizar a extração manual, como retirar o leite que será oferecido ao recém-nascido e como armazená-lo para transporte até o Posto de Coleta de Leite Humano da maternidade.

A Organização Mundial da Saúde, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Ministério da Saúde Brasileiro recomendam o aleitamento materno exclusivo durante os primeiros seis meses, e a manutenção da amamentação ao seio associada com alimentos complementares, até o segundo ano de vida ou mais. Estima-se que mais de 1,5 milhão de óbitos poderiam ser evitados em todo o mundo se as crianças fossem amamentadas dessa maneira.

“O leite materno é, sem dúvida alguma, o melhor alimento para o recém-nascido enfermo e grande auxiliar na sua recuperação”, concluiu Núbia Cruz.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

CMS/Manaus e Semsa promovem solenidade de posse de 185 conselheiros locais de saúde na zona Leste

Redação Am

Prefeitura realiza serviços de limpeza em determinados pontos de Manaus

Redação Am

Manaus Previdência recebe Comissão de Credenciamento e Avaliação do Pró-Gestão RPPS

Redação Am
Sair da versão mobile