Cidade

Maternidade Dr. Moura Tapajóz realiza programação alusiva ao ‘Outubro Rosa’

Como parte da programação descentralizada da Prefeitura de Manaus, para marcar o “Outubro Rosa”, mês de esclarecimentos e cuidados voltados à prevenção do câncer de mama e do câncer do colo do útero, a Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT), em uma ação idealizada pelo Setor de Qualidade Vida no Trabalho da unidade, deu início, nesta terça-feira, 19/10, a uma série de atividades para ampliar o debate sobre as formas de prevenção e sobre a importância do diagnóstico precoce.

Pela manhã, a roda de conversa foi realizada com a enfermeira oncologista Ana Elis Guimarães Araújo, servidora da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon). Segundo a enfermeira, de acordo com informações do DataSUS, do Ministério da Saúde, com a pandemia, mais de um milhão de mulheres deixaram de fazer seus exames em 2020. Para 2021, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) prevê 66.280 novos casos de câncer de mama.

“O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. No entanto, temos que destacar que, com o diagnóstico precoce, as chances de cura são de 95%. Por isso, é essencial debater o assunto, perguntar, esclarecer dúvidas, pois não existe dúvida ‘boba’ quando o assunto é câncer”, esclareceu a enfermeira.

A programação segue com atividades pelos períodos da tarde e da noite. À tarde, haverá uma sensibilização sobre a importância da atividade física para a prevenção do câncer, com uma aula de ritmos com o instrutor Adaílton Soares. À noite, a roda de conversa acontecerá com o médico ginecologista-obstetra, especialista em Mastologia, da MMT, Edwin Ricardo Noli Lazo. E, para destacar a importância do diagnóstico precoce, a servidora da MMT, enfermeira Valdeneide Cabral Queiroz, fará, tanto pela manhã quanto pela noite, um relato de sua experiência pessoal com o diagnóstico e o tratamento de câncer de mama.

“Cuidar da saúde é uma atividade que devemos priorizar o ano inteiro, mas o ‘Outubro Rosa’ nos permite colocar em destaque a importância da atenção e do autocuidado, compartilhar informações e promover a conscientização tanto sobre o câncer de mama quanto sobre o de colo do útero. Só assim, poderemos conseguir reduzir a incidência e a mortalidade pela doença”, avaliou a diretora da MMT, enfermeira obstetra Núbia Pereira da Cruz.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Curumim na Lata comemora aniversário de 18 anos com exposição cultural no Espaço Ecam

Redação Am

Prefeitura tem tratativas sobre gratificação urbanística e melhorias no licenciamento do Implurb junto à CMM

Redação Am

Prefeitura de Manaus inicia atividades de empreendedorismo em espaço colaborativo

Redação Am
Sair da versão mobile