Portal Uno Midias
Notícias Corporativas

Marketplaces apresentam potencial crescimento para 2023

O marketplace é um espaço virtual de comércio eletrônico, que reúne diversos vendedores ofertando produtos e serviços. O portal de e-commerce colaborativo teve uma grande expansão na pandemia e, desde então, vem crescendo consideravelmente a cada ano. A pesquisa “Cenário da Adoção do Marketplace Online” realizada em 2021 pela Mirakl, uma plataforma SaaS de marketplace corporativo, aponta que 86% dos brasileiros reconhecem esse espaço como a forma mais conveniente de consumir atualmente.

O estudo também mostrou que nove a cada 10 consumidores preferem consumir em e-commerces que tenham marketplace. Já outra pesquisa realizada pela Retail X, plataforma que analisa dados da América Latina, mostra que em 2022 o varejo digital brasileiro foi o que registrou o maior crescimento do ano, um total de US$ 8,1 bilhões. A expectativa da ABComm Forecast (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) é que em 2023 tenha um crescimento estimado em R$ 185,7 bilhões.

A escolha da compra on-line, segundo dados do Octadesk em parceria com a Opinion Box, se justifica pelos descontos nas plataformas de e-commerce, além da praticidade de comprar sem precisar sair de casa. O levantamento também mostrou que 61% dos consumidores compram mais pela internet do que em lojas físicas e que 78% dos entrevistados afirmam comprar uma ou mais vezes por mês pela internet.

De acordo com o CEO da LAB2U, Rodrigo Cardoso, esse espaço digital busca ajudar pequenas e médias empresas com ferramentas e estratégias para alavancarem as vendas nos principais marketplaces do Brasil, deixando os vendedores apenas com a missão de enviar os pedidos e buscar novos produtos. “Auxiliamos na redução nos custos da operação e a garantia de que todos os processos estão integrados e alinhados”, ressalta.

Entre as principais vantagens da gestão de marketplaces, segundo Cardoso, destacam-se o controle das vendas e catálogo integrado, campanhas e estratégias de vendas feitas por equipe especializada e análise completa da loja, focando no aumento de conversões e autoridade da marca e atendimento direto ao cliente. 

O CEO da Lab2U explica que há estratégias especializadas para cada marketplace, utilizando uma análise detalhada da performance de cada produto, gerando assim formas de engajamento da loja nas plataformas digitais.

O especialista afirma ainda que um fator relevante para que os consumidores comprem na plataforma é a empresa ter uma boa reputação no marketplace. “Por exemplo, a rapidez em resolver questões do SAC e dúvidas do consumidor, gerando avaliações positivas para ranquear a empresa com altos índices de performance, conseguindo assim novas interações e, automaticamente, vendas”, enfatiza.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

FAEP recebe, pela segunda vez, Selo de Responsabilidade Social pela ABMES

DINO

Diretora de Marketing do Grupo Salta participa do RD Summit

DINO

A estratégia omnichannel pode melhorar a experiência de compras do consumidor

DINO