Portal Uno Midias
Cidade

Maratona HackaDisplay gera ideias inovadoras para TV digital

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), encerrou neste sábado, 29/5, às 18h, no Casarão da Inovação Cassina, no Centro, a maratona de programação HackaDisplay, que gerou ideias inovadoras para a TV Digital. Realizado pelo Manaus Tech Hub, que faz parte do Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia, o evento teve início na sexta-feira, 28/5, às 17h, com a abertura feita pelo prefeito de Manaus, David Almeida, que destacou a importância de eventos como este para o crescimento e fortalecimento da cidade.

“Junto com o Sidia, nós podemos desenvolver soluções tecnológicas para melhoria da nossa cidade, e a Prefeitura de Manaus precisa desta expertise e capacitação para que possamos apresentar alternativas práticas para o dia a dia”, ressaltou o prefeito.

“Este foi o primeiro evento de Hackathon realizado no Casarão Cassina, cujo ambiente foi criado para este propósito. Em breve, a prefeitura lançará novos projetos como este”, disse o secretário da Semtepi, Radyr Júnior.

Após o credenciamento e abertura, os participantes foram divididos em oito equipes para idealizar e prototipar as soluções tecnológicas para televisão e aplicações. Para direcionar os participantes, o evento contou com a palestra “De onde surgem as ideias?”, e a partir daí começaram as definições e temas de cada equipe.

Acompanhadas por dez mentores especialistas, as equipes tiveram o prazo de 24 horas para desenvolver os projetos voltados para as áreas de Usabilidade, Saúde, Conectividade, Educação e T-Commerce, para então apresentá-los aos avaliadores convidados pela comissão organizadora, composta pelo secretário da Semtepi, Radyr Júnior; pela fundadora do Instituto Tchibum, Mariana Leite, e pelo gerente técnico de Visual Display do Sidia, Eric Silva.

A equipe vencedora foi a Inova Tech, que desenvolveu um aplicativo de telemedicina, voltado a portadores de deficiência visual, com o objetivo de desburocratizar e facilitar acesso a serviços de saúde. Cada integrante recebeu como prêmio um smartphone Samsung Galaxy S10. O segundo lugar ficou com a equipe Baré Tech, que desenvolveu um projeto para compras de supermercado através da TV digital.

“Nossa equipe gostaria de agradecer à Semtepi, à Prefeitura de Manaus, ao Sidia e ao Manaus Tech Hub, por nos proporcionar uma competição como esta, que tem o objetivo de fomentar nossa criatividade e empreendedorismo. Ganhar o primeiro lugar foi o resultado de muito trabalho. É muito importante a valorização da inovação, estamos aqui para pensar além e levar nossa cidade muito mais adiante. Compartilhando ideias, você pode criar soluções tecnológicas para impactar o mundo”, declarou a integrante da equipe vencedora Inova Tech, Ester Pessoa, acompanhada dos outros membros da equipe, Lucas Franklin e Carlos Marinho.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura de Manaus alcança média de 14,5 dias para emissão de alvarás de construção para obra unifamiliar

Redação Am

Igarapé do São José dos Campos recebe reforço na limpeza pela Prefeitura de Manaus

Redação Am

Comunidade Meu Bem Meu Mal, no bairro Compensa, recebe ação de limpeza da Prefeitura de Manaus

Redação Am