Manaus vai celebrar o Dia Mundial da Ópera com “XII Encontro de Tenores do Brasil“. O evento ocorrerá na quarta-feira (25), no Teatro Amazonas. Saiba como assistir às apresentações.
Essa é a 12ª edição do Encontro de Tenores do Brasil, evento idealizado pelo tenor amazonense Miqueias William.
O encontro reunirá nomes nacionais e internacionais do canto erudito. No palco, estarão:
- o ucraniano, radicado na Itália, Vasyl Solodkyy;
- o chileno Enrique Bravo;
- o paulista Alan Faria;
- o paraense Wilken Silveira e
- o tenor idealizador do evento, o amazonense Miquéias William.
Além dos tenores, o evento contará com a participação da orquestra Amazonas Filarmônica, sob a regência do maestro Luiz Fernando Malheiro.
Um dos convidados desta edição do evento é o solista do Coro Estável do Teatro Amazonas, o paraense Wilken Silveira, que participou da 10ª edição do Encontro de Tenores.
“O Encontro de Tenores é um evento inédito no Brasil. Tem despertado o interesse do público a cada edição e se tornado uma vitrine que reúne diferentes timbres para uma grande festa”, afirmou Wilken Silveira.
O tenor canta desde os quatro anos de idade. Começou como instrumentista e já conquistou prêmios em concursos de canto gospel e lírico. “Mas, onde realmente me encontrei foi no canto. Foi o que me trouxe e traz, até hoje, a maior alegria, recompensa e prazer que um ser humano precisa e pode ter”, disse.
Além de fazer parte do Coro Estável do Teatro Amazonas desde 2018, ele é professor de canto e, em breve, conquista mais um título, a formação em Fonoaudiologia.
Outro convidado é o paulista Allan Faria, estreante em palcos amazonenses e no Encontro de Tenores do Brasil. “É uma honra gigantesca estar em um dos templos da ópera no Brasil”, destacou.
Faria começou na música ainda menino e logo se apaixonou pelo canto erudito, iniciando os estudos em São Paulo com Helly Anne Caran. Se especializou em canto erudito, pela Accademia Della Voce del Piemonte, em Torino (Itália).
“Irei fazer solos de duas das mais importantes óperas da história – No, Pagliaccio non son – da ópera I Pagliacci de Leoncavallo e Lucevan le Stelle, da ópera Tosca, de Giacomo Puccini, além de sucessos como Nessun Dorma, O Sole Mio e outras performances conjuntas”, adiantou o artista.
Ingressos
Os ingressos para o espetáculo estão disponíveis para venda na bilheteria do Teatro Amazonas e na internet.
Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/10/20/manaus-vai-celebrar-dia-mundial-da-opera-com-o-encontro-de-tenores-do-brasil.ghtml/