Portal Uno Midias
Cidade

Manaus terá um mês inteiro de ações voltadas ao meio ambiente promovidas pela prefeitura

Prefeitura de Manaus realizou na manhã desta terça-feira, 1º/6, o lançamento do “Junho Verde”, campanha que conta com uma programação especial voltada para o Mês do Meio Ambiente, comemorado em junho. O lançamento da programação ocorreu no Parque Municipal do Mindu, zona Centro-Sul da capital, e foi coordenado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

Na oportunidade, no mesmo local foi realizado o lançamento da Campanha Municipal de Combate às Queimadas “Manaus Sem Fumaça”, na qual ocorrerão ações educativas na zona Norte (Área de Proteção Ambiental – APA Sauim-de-Manaus); zona Sul (Prosamim/Educandos); zona Oeste (Margem do igarapé Gigante); e zona Leste (Sauim/Conjunto Lula), ao longo do mês de junho.

“Vamos intensificar as ações de educação, sensibilização e fiscalização para combater as queimadas em nossa cidade. Reforçando a mensagem de: não queime resíduos e a vegetação e diga não ao fogo”, anunciou o secretário da Semmas, Antonio Ademir Stroski.

Além disso, a Semmas fez a abertura da Consulta Pública da Revisão e Atualização do Código Ambiental de Manaus (Lei 605/2001). “Preparamos uma programação especial e extensa para debater as políticas voltadas ao meio ambiente. Serão 30 dias de debates, lançamentos de ações, de mesas-redondas, atividades educativas, entre outras iniciativas”, informou o titular da Semmas.

O evento de abertura contou com a presença do senador Plínio Valério, dos vereadores William Alemão e Raiff Matos, do secretário municipal extraordinário, João Fonseca, e o titular da Secretaria Municipal de Administração (Semad), Ebenezer Bezerra.

Quem visitou o Parque Municipal do Mindu nesta terça-feira conferiu as intervenções artísticas de Juarez Lima, com esculturas de animais silvestres, como arara e onça, além do mascote da cidade, o Sauim-de-Manaus.

A técnica em enfermagem Silmara de Menezes é visitante assídua do Parque do Mindu e foi prestigiar a reabertura. Moradora do bairro Parque 10 de Novembro, ela frequenta o local para fazer caminhadas,  trilhas e levar o filho Miguel para brincar no cenário de natureza. “Estava esperando pela reabertura e sentindo muita falta de visitar o parque“, afirmou Silmara.

Outra visitante foi Jucimara Maia, mãe da Ana Clara, que levou a filha e as amigas para uma caminhada no parque. A pequena Clara aproveitou o playground reformado e brincou bastante na manhã ensolarada.

O Parque Municipal do Mindu fica aberto para visitação de terça-feira a domingo, das 6h às 17h. Não é permitida a entrada sem máscara e de animais domesticados, por ser uma Unidade de Proteção Integral, com presença de fauna silvestre livre.

Mesas-redondas

As mesas-redondas não terão programação presencial devido à pandemia da Covid-19, por isso acontecerão em formato de lives, que ocorrerá a partir do dia 2 de junho, sempre transmitidas pela página oficial da Semmas no Facebook, direto do anfiteatro do Parque do Mindu.

A palestra de abertura terá como tema “Desafios da Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos Urbanos de Manaus”, com a participação do secretário da Semmas, Antonio Stroski, e da representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, Suelen Ramos.

Os temas seguintes que serão discutidos nas palestras, serão “As Áreas de Preservação Permanente de Manaus e a Decisão do Superior Tribunal de Justiça”; “Mobilidade Urbana e qualidade de vida em Manaus”; “Arborização na Cidade de Manaus”; “Igarapés de Manaus: poluição, assoreamento, alagação e ações do poder público”; “Os impactos das ocupações irregulares sobre os ecossistemas remanescentes de Manaus e Qualidade de Vida”; e “Sauim-de-coleira e a ameaça da extinção”.

Manaus Verde

Além das palestras, a programação contará com a doação de mudas de plantas nos parques municipais, dentro do Programa Ambiental Manaus Verde. A doação de mudas vai ocorrer sempre das 8h às 17h. Além da doação, a Prefeitura de Manaus, por meio da Semmas, irá realizar plantio de mudas nas quatro zonas da cidade durante o mês de junho.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeito reforça a implantação de barco coletor na orla de Manaus para minimizar o descarte irregular de lixo no rio Negro

Redação

Prefeitura de Manaus entrega mais 250 kits de assistência humanitária para famílias afetadas por fortes chuvas

Redação Am

Prefeitura de Manaus promove capacitação em hanseníase

Redação Am