Quem utiliza o transporte coletivo já ouviu falar em assalto a ônibus. Infelizmente, esta prática é diária. Dados do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Amazonas (Sinetram) apontam que no ano passado foram registrados em Manaus 1.669 crimes como esse.
Usuários do transporte coletivo e trabalhadores se sentem inseguros. No Terminal 3, que atende usuários do transporte coletivo da segunda maior zona da capital amazonense, as notícias de assalto são rotineiras.
“Assalto a ônibus é normal, todo dia tem”, desabafa o aposentado Jucivaldo Reis.
Quem trabalha no serviço de transporte, também se sente vulnerável. São dezenas de crimes registrados todos os dias, e o medo já faz parte da rotina desses trabalhadores.
“A gente já sai nervoso, com medo”, conta o motorista de ônibus Sandro Assunção.
De acordo com dados do Sinetram, o número de assaltos em ônibus vem caindo, passou de mais de 2.600 em 2019 para 1.669 ao longo do ano passado.
Mas a explicação para a redução no número não foi o aumento na segurança: por causa da pandemia, as pessoas saíram menos de casa e permaneceram realizando trabalho remoto.
Além dos assaltos, que ocorrem quando o bandido faz uso da força ou armas para ameaçar a vítima, também existem os furtos, que é quando o criminoso retira o objeto sem que a vítima perceba. O furto é uma das práticas mais registrada na hora de maior movimento dos terminais e ônibus.
Algumas empresas investiram em câmeras de segurança para tentar inibir esse crime. Mesmo assim, quem utiliza o transporte ou trabalha dentro do ônibus, ainda tem receio. A mulher do vendedor Marroquiu Maciel chegou a ser agredida durante um assalto.
O cobrador Pedro Fernandes também comenta sobre a violência:
“Tem muitos colegas afastados por problemas mentais estresse, ansiedade”.
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas chegou a lançar em 2018, o aplicativo “Aviso Polícia” para a população acionar em caso de assalto, com o rastreamento imediato do aparelho. Segundo a SSP, 65 mil pessoas baixaram o app, mas o sistema não registrou nem um décimo dos casos.https://96633ccd962764cb411ee0f9d532a978.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
Em 2021, foram 235 acionamentos, mas 147 foram apenas usuários testando o aplicativo ou acionamento por engano.
Com uma média de 4 assaltos por dia, quem utiliza o transporte público em Manaus, acaba recorrendo aos próprios planos de evitar assaltos, como não andar com objetos de valor.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) informou que está fazendo um levantamento para que seja montado um plano de recuperação da iluminação das paradas em toda a capital. A iluminação poderia inibir a ação dos assaltantes.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP) informou que determinou a intensificação das ações de policiamento na capital para coibir assaltos em ônibus do transporte coletivo. A SSP disse ainda que coordenou a instalação de um posto fixo na Avenida Torquato Tapajós, operado pela Polícia Militar e que faz ações diárias como as Operações Catraca e Cidade Mais Segura.
*Com informações de G1am/Foto; G1am