Cidade

Manaus tem a melhor saúde básica do país pela quinta vez seguida

A saúde básica da Prefeitura de Manaus continua na liderança no programa Previne Brasil. O município conquistou, pela quinta vez consecutiva, a maior nota entre as capitais, na média dos indicadores monitorados pelo Ministério da Saúde. A avaliação é feita a cada quadrimestre, e neste último, entre os meses de janeiro e abril, a capital amazonense alcançou o Índice Sintético Final (ISF) de 8,46. O resultado foi divulgado pelo Ministério da Saúde na noite desta quarta-feira, 24/5.

Para o prefeito de Manaus, David Almeida, o resultado reflete o compromisso da gestão e dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) com a melhoria contínua dos serviços prestados à população no campo da atenção primária.

“Somos a melhor equipe de saúde do país. Começamos a gestão em um cenário de pandemia, de unidades fechadas, de estruturas precárias, e demos a volta por cima”, avalia o prefeito, destacando que a meta da saúde municipal é seguir na liderança do ranking de capitais e se manter como referência para o país. “Estamos valorizando o servidor e executando um plano de obras histórico para seguir avançando na atenção à saúde da população”, acrescenta.

A titular da Semsa, Shádia Fraxe, também comemorou o resultado, parabenizando os mais de 11 mil servidores da secretaria e o trabalho das áreas finalísticas e de apoio, comandadas pelos subsecretários Djalma Coelho, de Gestão de Saúde, e Nagib Salem, de Gestão Administrativa e Financeira.

“Para que chegássemos ao primeiro lugar e nos mantivéssemos no topo, investimos muito na capacitação das nossas equipes, aprimoramos processos de trabalho e qualificamos nossos registros, que são essenciais para atestar o que fazemos e como fazemos”, explica.

Shádia destaca que, desta vez, o ISF de Manaus superou as cidades de Curitiba (7,76), Porto Alegre (7,75), Maceió (7,62), Florianópolis (7,25), Rio de Janeiro (7,16), Campo Grande (7,01), Aracaju (7,00), Brasília (6,86) e Fortaleza (6,70), considerada a top 10.

Indicadores

De acordo com o subsecretário Djalma Coelho, os sete indicadores monitorados pelo programa são referentes à atenção à saúde da gestante, realização de exames preventivos no público feminino, cobertura vacinal contra poliomielite e pentavalente, além do acompanhamento de hipertensos e de diabéticos na rede.

“Os resultados obtidos pela secretaria nos primeiros quatro meses deste ano foram muito satisfatórios, e o reconhecimento do Ministério da Saúde é uma vitória das nossas equipes e da população em geral”, reforça.

Na primeira avaliação do programa, no último quadrimestre de 2021, Manaus alcançou o ISF de 8,10. A capital se manteve líder do Previne Brasil desde então, com a pontuação 7,74 no primeiro quadrimestre de 2022, 8,37 no segundo quadrimestre, e 8,57 no terceiro.

O Previne Brasil é um programa do Ministério da Saúde que monitora a qualidade dos serviços de atenção primária ofertados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), considerando o desempenho de cada município para acesso aos recursos de investimento na área. Além dos sete indicadores de saúde, o programa avalia a saúde básica a partir de mais dois eixos: o cadastramento da população na APS e a execução de ações programáticas.

Texto: Andréa Arruda e Victor Cruz / Semsa

Fotos: Arquivo / Semcom

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

#SouManaus 2023: um festival de artes integradas com programação para todos os públicos

Redação Am

Prefeitura encerra programação de valorização dos estagiários com evento cultural

Redação Am

Prefeitura realiza treinamento para primeiro simulado do Programa Educa+Manaus 

Redação Am
Sair da versão mobile