Portal Uno Midias
Cotidiano

Manaus recebe 2º Simpósio Amazônia 2030, em novembro, como prévia da COP30 

Pela primeira vez em Manaus (AM), a 2ª edição do Simpósio Amazônia 2030 – Questões de Sustentabilidade na Maior Região de Floresta Tropical do Mundo será realizada na Universidade Nilton Lins, entre os dias 6 e 7 de novembro, a partir das 8h, no auditório Vânia Pimentel (Bloco Unicenter, do campus no bairro Parque das Laranjeiras). O evento, que encerrou as inscrições em julho, reunirá pesquisadores, cientistas e representantes de instituições nacionais e internacionais para debater ações climáticas e estratégias de preservação da Amazônia.

O simpósio é organizado pela Nilton Lins em parceria com a Universidade de Hamburgo (Alemanha), a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), a Universidade Metropolitana de Manchester (Reino Unido), o Programa Interuniversitário de Desenvolvimento Sustentável (IUSDRP, sigla em inglês), o Programa Internacional de Informação e Pesquisa sobre Mudanças Climáticas (ICCIRP) e a Rede Alemã-Brasileira de Ciência e Tecnologia (GERBRAS-SCIENCENET). 

O evento também conta com o apoio da Escola Europeia de Pesquisa em Ciência e Sustentabilidade (ESSSR), do Consórcio de Pesquisa em Sustentabilidade do Reino Unido (UK-CSR) e do Consórcio de Pesquisa em Sustentabilidade Europa-América do Norte (ENASRC).

Realizado em um momento estratégico, o Simpósio Amazônia 2030 antecede a 30ª Conferência das Partes (COP30), que ocorrerá em Belém (PA), e tem como objetivo ampliar o diálogo global sobre o futuro do bioma e o papel da ciência na formulação de políticas públicas sustentáveis.

Entre seus principais propósitos, o encontro em Manaus vai disseminar informações sobre projetos de pesquisa e iniciativas práticas nas áreas de mudanças climáticas, conservação ambiental e sustentabilidade em andamento na região amazônica, além de apresentar abordagens inovadoras em ensino e pesquisa com foco na floresta. 

O Simpósio Amazônia 2030 pretende ainda facilitar a troca de experiências e informações entre pesquisadores de universidades, centros de pesquisa, ONGs, empresas e outras instituições, bem como oferecer oportunidades para a formação de redes de contatos e fortalecimento de parcerias científicas e institucionais.

A reitora da Universidade Nilton Lins, Gisélle Lins, destacou a importância de sediar o evento em Manaus e o papel da instituição como anfitriã e uma das responsáveis pela organização.

“Receber o Simpósio Amazônia 2030 reforça o compromisso da Universidade Nilton Lins com a ciência, a sustentabilidade e o desenvolvimento da Amazônia. Como instituição sediada no coração da floresta, temos a responsabilidade de fomentar o debate e apoiar iniciativas que conectem o conhecimento acadêmico às necessidades reais da região. Este evento é uma oportunidade para que o mundo olhe para a Amazônia não apenas como um patrimônio natural, mas como um centro de inovação, pesquisa e esperança para o planeta”, afirmou a reitora.

A primeira edição do Simpósio Amazônia 2030 ocorreu na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), em Santarém (PA), em setembro de 2023, e reuniu especialistas de diversos países. Segundo a professora Cleuciliz Santana, chefe do comitê local do evento, em 2025, o encontro em Manaus contará com apresentação de pesquisas de docentes da Nilton Lins e de outras instituições brasileiras e estrangeiras. O intuito é ampliar essa rede de cooperação científica e fortalecer as discussões que antecedem a COP30.

SERVIÇO

2º Simpósio Amazônia 2030

Data: 6 e 7 de novembro de 2025
Horário: a partir das 8h
Local: Auditório Vânia Pimentel – Bloco Unicenter, Universidade Nilton Lins
Endereço: Av. Prof. Nilton Lins, nº 3259 – Parque das Laranjeiras, Manaus (AM)

Foto: Floresta Amazônica (Crédito: Ricardo Stuckert/PR)

Press Comunicação Estratégica

The post Manaus recebe 2º Simpósio Amazônia 2030, em novembro, como prévia da COP30  appeared first on amazonaspix.com.br.

The post Manaus recebe 2º Simpósio Amazônia 2030, em novembro, como prévia da COP30  appeared first on amazonaspix.com.br.

RELACIONADOS

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

Redação

Polícia Civil do Rio de Janeiro faz nova necropsia em Juliana Marins

Redação

TV Brasil acompanha Avaí x Botafogo-SP pela Série B do Brasileirão