A Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), participa de dois eventos internacionais em maio, dentro da agenda do Programa Internacional de Cooperação Urbana (Iurc) América Latina.
Nos dias 4 e 5, Manaus participará do debate sobre “Economia circular & gestão de resíduos – rumo a práticas mais sustentáveis”, que acontecerá em Fortaleza (CE), com co-organização do Iurc América Latina e a cidade de Fortaleza. A delegação incluirá representantes de 15 cidades e regiões da América Latina, América do Norte e Europa, incluindo Manaus, que vão compartilhar as melhores práticas e discutirão desafios ligados à economia circular e à sustentabilidade.
O evento incluirá painéis de alto nível com funcionários públicos e empresas privadas, bem como visitas complementares de campo para mostrar as realizações de Fortaleza em relação à gestão de resíduos, inclusão social e sustentabilidade.
O segundo evento será o “Encontro bilateral: regeneração urbana e sustentabilidade”, envolvendo diretamente equipes da Prefeitura de Manaus e da cidade italiana de Nápoles, no dia 22 de maio, sendo realizada virtualmente.
Nesta data, Manaus e Nápoles terão em pauta as diversas estratégias e projetos sobre regeneração urbana, mitigação de efeitos das mudanças climáticas, redução dos efeitos das ilhas de calor e o esverdeamento dos centros das cidades.
Para o vice-presidente do Implurb, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade, um dos projetos desenvolvidos pela prefeitura e que se encaixa perfeitamente no debate é o “Nosso Centro”, programa que fortalece a identidade do centro da capital amazonense a partir de intervenções no domínio público, com legado para a arquitetura e desenvolvimento urbano inovador, juntamente com melhorias previstas para sustentabilidade, habitabilidade e regeneração urbana.
“No Centro, estamos reativando espaços existentes e criando um amplo ambiente público que vai desempenhar um papel fundamental na vida dos moradores do entorno, dos visitantes e turistas de Manaus. Será um local do encontro entre os diferentes grupos culturais e sociais, composto de mirante, largo e casarões revitalizados, mas também pelas ruas, para a prática da caminhabilidade. Com certeza será um espaço público mais saudável, criativo, inclusivo e com a vista do rio Negro como nunca se teve antes, com acesso completamente gratuito”, explicou Andrade.
Fortaleza
Em Fortaleza, o evento é organizado em parceria com o Instituto de Ciência e Inovação do Município (Citinova) e a prefeitura local. Para os participantes do Iurc América Latina será uma oportunidade de fazer networking com especialistas internacionais, bem como obter mais conhecimento prático sobre a economia circular. Os custos são financiados pela União Europeia.
“Vamos conhecer experiências na área na prática e o intercâmbio permite que possamos aprimorar cada vez mais nossas políticas públicas, tendo como ponto de vista casos bem-sucedidos Brasil e mundo afora”, explicou o vice-presidente do Implurb.
Fortaleza trabalha com projetos como microparques, ilhas ecológicas e lixeiras subterrâneas, além de usar triciclos elétricos para a coleta seletiva, biodigestores em escolas e produção de biogás, entre outras iniciativas.
Reabilitação
Manaus e Nápoles assinaram, em 2021, um termo de cooperação internacional oficializando os trabalhos para acelerar o desenvolvimento urbano em governos com objetivos semelhantes.
As duas cidades-metrópoles compartilham experiências urbanas, arquitetônicas e de patrimônio, com diferentes estratégias e ações voltadas para a preservação dos seus territórios.
A cooperação internacional tem etapas que envolvem reuniões bilaterais, acordos, missões, troca de informações, expertise compartilhada, webinários e eventos internacionais. As fases incluem missões em ambas as regiões, com visitas técnicas, eventos de networking, ações com especialistas e elaboração de planos de ação regionais e urbanos para as duas participantes.
Texto – Claudia do Valle/Implurb
Fotos – Divulgação/Semcom