Portal Uno Midias
Cotidiano

Manaus defende fortalecimento do SUS e equidade no financiamento da saúde durante plenária da FNP e C40 no Rio de Janeiro

A cidade de Manaus participou, nesta segunda-feira, 3/11, da plenária da Comissão de Saúde da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), realizada durante a 88ª Reunião Geral da FNP e a Cúpula Mundial de Prefeitos do C40, no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro. O encontro reuniu gestores municipais de todo o país para discutir o financiamento da Atenção Básica, o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e os desafios da saúde digital nos municípios.

Representando o prefeito David Almeida, a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, destacou a importância de reconhecer as particularidades da região amazônica e os desafios únicos enfrentados por Manaus na gestão pública de saúde.

“Viemos ao Rio de Janeiro com a Frente Nacional de Prefeitos, dentro da Comissão de Saúde, justamente para abordar os desafios complexos da região amazônica, especialmente em Manaus. São realidades que exigem estratégias específicas e cooperação federativa. Aqui no C40 e na FNP, estamos discutindo temas extremamente importantes, como o repasse do Ministério da Saúde ao SUS, o financiamento e as pautas orçamentárias. Precisamos lutar ativamente para que todos os municípios, em especial os da Amazônia, sejam melhor contemplados”, afirmou a secretária.

Durante o painel, a secretária também reforçou que o fortalecimento da atenção básica e o avanço da saúde digital são pilares essenciais para garantir o acesso universal e reduzir desigualdades territoriais.

Ela ressaltou ainda que, em um município com 94% do território classificado como área rural e de difícil acesso, é imprescindível que o Governo Federal adote modelos de financiamento diferenciados para garantir sustentabilidade e eficiência nos serviços.

A participação de Manaus na plenária reafirma o compromisso da gestão David Almeida em defender o SUS, ampliar a equidade entre as regiões e fortalecer a base da saúde pública, integrando tecnologia, planejamento e humanização no atendimento à população.

Texto – Emanuelle Baires/Semcom-Prefeito

Foto – Dhyeizo Lemos/Semcom-Prefeito

The post <strong>Manaus defende fortalecimento do SUS e equidade no financiamento da saúde durante plenária da FNP e C40 no Rio de Janeiro</strong> appeared first on Blitz Amazônico.

RELACIONADOS

Mortes pela polícia têm pouca transparência, diz representante da ONU

Manaus compõe cartilha nacional de Boas Práticas sobre centros urbanos em reabilitação

Redação

Capital paulista entra em estado de atenção com chuva e alagamento

Redação