Portal Uno Midias
Cidade

Manaus avança na vacinação e jovens se emocionam ao receber primeira dose do imunizante

Último grupo previsto no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19, do Ministério da Saúde (MS), os jovens de 18 anos residentes em Manaus iniciaram a vacinação nesta quarta-feira, 21/7, e se emocionaram por participar da campanha promovida pela  Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que já vacinou mais de 1 milhão de pessoas na capital, desde o início do ano.

Nesta quarta-feira, o movimento nos postos de vacinação está sendo intenso, porém rápido em todas as zonas. No Studio 5 Centro de Convenções, zona Sul, um dos principais pontos de vacinação contra a Covid-19 para pedestres, centenas de pessoas conseguiram tomar a primeira dose do imunizante.

A estudante de 18 anos, Ana Barbara de Lima, se emocionou ao relembrar da avó que morreu vítima de Covid-19 “Eu perdi uma avó para a Covid, e tomar essa vacina é muito gratificante, pois eu lembro dela, e também salva um monte de vidas. Espero que todos se vacinem. Eu queria agradecer a prefeitura, que agora a gente já pode se vacinar, e está fazendo essa intensificação”, destacou.

A gestão municipal segue cumprindo os critérios determinados no PNI, desde que foi apresentado em janeiro deste ano, quando a campanha de imunização iniciou. Naquele momento, a expectativa era de que a vacinação contra a Covid-19 avançasse na capital amazonense, primeiramente com os grupos prioritários, e posteriormente abrindo para população geral, o que aconteceu de maneira célere e eficaz, e por isso ainda no mês de julho a cidade de Manaus pode comemorar a marca de segunda capital do Brasil que vacina a menor faixa etária, 18 anos.

O operador de caixa de uma rede de supermercados, Carlos Eduardo, de 18 anos, também deixou sua mensagem de agradecimento pela campanha de vacinação que está ocorrendo desde janeiro, e agora chegou para todas as faixas etárias contempladas no PNI.

“Agradeço a Prefeitura de Manaus por essa vacinação que já estava na hora de acontecer. Essa pandemia está afetando, tanto o social quanto o psicológico das pessoas, então a importância da vacina tem várias áreas, por isso se vacinar hoje é importante. Se você tem 18 anos ou mais, por favor venha se vacinar, que esse é um sinal de empatia”, comentou.

Dos 15 locais de vacinação funcionando neste dia de intensificação, sete são grandes pontos estratégicos e oito são Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e centros de apoio, distribuídos em todas as zonas, para facilitar o acesso da população.

Na UBS Dr. José Amazonas Palhano, bairro São Jose II, zona Leste, uma das unidades adicionadas à campanha por causa do dia de intensificação, a vacinação começou às 9h e se estendeu até as 16h. No local, a autônoma, Fernanda Noema Oliveira, 22, agradeceu pelo momento especial e deixou sua mensagem aos jovens.

“É uma dose de esperança. A gente está torcendo para todos se vacinarem e em breve estar 100% imunizado. Vacinas salvam vidas sim, e é importante, muito, se vacinar, ninguém aqui é sommelier de vacina para estar escolhendo vacina não, só tem essa, então tomem essa, gente, é muito importante”, explicou.

O Centro de Convenções de Manaus (sambódromo), o Centro de Convenções Vasco Vasques e a Arena da Amazônia funcionarão até a meia-noite, sem intervalo.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Moura Tapajóz dá início a série de atualizações em rotinas de Enfermagem

Redação Am

Prefeitura de Manaus implanta rede de drenagem no bairro São José

Redação Am

Prefeitura de Manaus promove passeio em homenagem ao Dia Municipal do Ciclista

Redação Am