A prefeitura de Manaquiri, no interior do Amazonas, flexibilizou o uso de máscaras em ambientes abertos e fechados. O decreto está no Diário Oficial dos municípios do estado desta quinta-feira (14).
No dia 11 de março, o governador Wilson Lima assinou um decreto que recomendava às prefeituras o fim da obrigatoriedade da proteção em locais abertos em todo o estado. Na quarta-feira (23), um novo decreto derrubou a obrigatoriedade em locais fechados.
Segundo a prefeitura de Manaquiri, a máscara segue recomendada apenas para quem utiliza serviços de saúde, como hospitais, além de idosos, imunossuprimidos e pessoas que apresentam sintomas gripais.
Um levantamento preliminar feito pelo g1 anteriormente apontou que pelo menos onze municípios do Amazonas, incluindo a capital Manaus, já tornaram facultativa a proteção em locais abertos. Além de Manaquiri, Atalaia do Norte, Manacapuru e Parintins também flexibilizaram o uso em ambientes fechados.
Outros seis municípios seguem exigindo a medida, como uma forma de evitar a proliferação da doença, como, Humaitá, Tabatinga e Coari.
Segundo o decreto do Governo do Estado, o uso de máscaras, mesmo em locais abertos, segue sendo recomendado para pessoas acima de 70 anos de idade, pois elas fazem parte do público com maior vulnerabilidade. Todavia, como era uma recomendação, os municípios tem a liberdade de seguir ou não a mesma. Veja a lista abaixo:
Municípios que já flexibilizaram uso de máscaras em locais abertos:
- Atalaia do Norte
- Manacapuru
- Itapiranga
- Parintins
- Benjamin Constant
- Maués
- Manaus
- Apuí
- Manicoré
- Silves
- Manaquiri
Municípios que também flexibilizaram uso de máscaras em locais fechados:
- Atalaia do Norte
- Manacapuru
- Parintins
- Manaquiri
Municípios que não flexibilizaram o uso de máscaras até o momento:
- Coari
- Barreirinha
- Boa Vista do Ramos
- Nhamundá
- Tabatinga
- Humaitá
*Com informações de G1am/Foto: Alfredo Fernandes/Divulgação