Cidade

Mais de 73 mil alunos participaram da 2ª avaliação diagnóstica voltada ao ensino fundamental

Prefeitura de Manaus realizou, na quinta-feira, 5/10, a 2ª avaliação diagnóstica voltada aos estudantes do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, com faixa etária de 7 a 9 anos, da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A prova aconteceu em 316 unidades de ensino da rede municipal de ensino e contou com a participação de mais 73 mil alunos, sendo mais de 24.121 alunos do 1º ano; 24.938, do 2º ano; e 24.546, do 3º ano.

A avaliação é uma ação-piloto, que começou em 2023. A primeira edição deste ano aconteceu no mês de fevereiro, envolvendo mais de 73 mil estudantes também na fase de alfabetização. A segunda avaliação teve o mesmo número de participantes.

Coordenada pela Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM), o intuito desse diagnóstico é avaliar as habilidades e competências desenvolvidas pelos estudantes nos componentes curriculares de língua portuguesa e matemática na fase de alfabetização, segundo o chefe da DAM, Leandro Anjos.

“A avaliação possui o objetivo de diagnosticar as habilidades desenvolvidas pelos estudantes em língua portuguesa e matemática, visando o monitoramento do processo de alfabetização e letramento matemático da rede municipal de ensino, sendo questões de múltipla escolha e de resposta construída, tanto em língua Portuguesa quanto em matemática, de acordo com as habilidades a serem aferidas, totalizando 20 questões”, declarou Leandro.

Na segunda avaliação, aplicaram a prova 34 unidades da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Centro-Sul, 42 da DDZ Leste I, 43 da Leste II, 38 da Norte, 44 da Oeste, 79 da rural e 36 da Divisão Oeste, da rede municipal de ensino.

Umas das unidades que aplicou a avaliação foi a escola municipal Cândido Honório, no bairro Alvorada, zona Oeste. Na unidade, participaram dez turmas de aula e um total de 300 alunos. Segundo o gestor José Francisco da Silva, a avaliação é importante para a secretaria conseguir saber o que precisa ser melhorado no trabalho feito com os alunos atendidos pela rede municipal de ensino nessa fase de alfabetização.

“É importante que ela exista e a vejo como um passo positivo da secretaria, porque, por exemplo, com ela, conseguimos verificar como está a atual situação dessas crianças de 1º ao 3º e, com isso, podemos melhorar e desenvolver o nosso planejamento estratégico, para que, até o final do ano, a gente possa dar mais um passo à frente no processo de aprendizagem desses alunos”, disse o gestor José Francisco. 

A prova foi composta por 20 questões, distribuídas em dez de língua portuguesa e dez de matemática. Para os alunos da escola Cândido Honório, as questões não estavam complicadas, como bem salientou o aluno Naran Batista, de 7 anos, do 1º ano do ensino fundamental.   “Achei as questões fáceis e acho que fiz uma boa prova”, afirmou o aluno do 1º ano, Naran Batista, de 7 anos.

Foto – Ulisson Santos/ Semed

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura de Manaus oferta suplementação de vitamina A para crianças de até 4 anos

Redação Am

Prefeitura alerta que estudantes devem solicitar liberação de crédito de gratuidade para garantir benefício no transporte público

Redação Am

Prefeitura de Manaus avança os trabalhos no entorno do viaduto Josué Cláudio de Souza

Redação Am
Sair da versão mobile