Portal Uno Midias
Manaus

Mais de 400 trabalhadores da prefeitura atuam no primeiro dia do reordenamento na área comercial e histórica do Centro de Manaus

Prefeitura de Manaus, por meio das secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf); Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc); Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc); Limpeza Urbana (Semulsp); e Segurança Pública e Defesa Social (Semseg); e dos institutos municipais de Planejamento Urbano (Implurb) e Mobilidade Urbana (IMMU), iniciou, nesta quinta-feira, 23/5, às 5h, a ação de reordenamento com o apoio de 400 trabalhadores no perímetro comercial e histórico do Centro de Manaus, na zona Sul da cidade.

A ação busca reavivar o Centro de Manaus e auxiliar os lojistas e vendedores ambulantes na comercialização de seus produtos, tendo em vista que ambos são geradores de emprego e renda na capital.

“Essa ação visa, única e exclusivamente, proteger as pessoas que trabalham no Centro, seja lojista, vendedor ambulante, feirante ou atacadista. Na verdade, os comerciantes querem um tom de normalidade dentro do Centro. Desta forma, o prefeito David Almeida traz consigo uma grande equipe de sete pastas integradas da prefeitura para que nós possamos fazer aqui dentro ações, sobretudo de infraestrutura, limpeza, cadastros, orientações e outros trabalhos”, afirma o secretário de Obras, Renato Junior.

Entre quinta e sexta-feira, 23 e 24/5, as pastas realizam a realocação dos vendedores ambulantes para pontos estratégicos, desobstruem as calçadas, iniciam o asfaltamento e a manutenção das ruas em condições mais críticas de trafegabilidade, limpam bueiros e o entorno das feiras, avaliam a iluminação pública, entre outras mobilizações para proporcionar melhor aparência e vida no Centro.

A vendedora Jane Costa, de 56 anos, compartilha a sua experiência de ser realocada pela prefeitura para um ponto estratégico.

“Eu era vendedora de passagem. A gente ficava alocada lá do outro lado da rua, na orla, quando foi um belo dia a prefeitura fez essa operação, e eu não entendia como ia funcionar, cheguei até a entrar em desespero. Mas agora eu tenho a minha agência, cedida pela prefeitura, pela direção atual, agora eu ofereço conforto, credibilidade, segurança para meus clientes e tudo graças a essa nova gestão. Eu só tenho a agradecer o nosso prefeito David Almeida’’, relata.

A prefeitura prevê, ainda, a revitalização da praça dos Remédios, que ocorre com aval do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a partir de projeto apresentado e desenvolvido pelo corpo técnico da Seminf nos últimos meses.

A Seminf vai atuar com 30 servidores na reconstrução de calçada e sarjeta na Manaus Moderna; manutenção dos sistemas de drenagem de águas pluviais; recuperação das ruas dos Barés, dos Andradas, Barão de São Domingos, Miranda Leão, Joaquim Nabuco, Pedro Botelho e Henrique Martins; recapeamento total das ruas Guilherme Moreira, Marcílio Dias, Doutor Moreira e Quintino Bocaiúva; e na correção de pontos sem iluminação.

A Semulsp vai operar com 200 servidores na varrição de ruas e calçadas, remoções de lixo, limpeza e lavagem do entorno das feiras com carros-pipas.

“Nós estaremos aqui com mais de 200 trabalhadores no Centro, incluindo os garis. Vamos ter a equipe da conscientização, a equipe da lavagem, as caçambas para remover todo o material que vai estar aqui, o pessoal do rio vai estar com a balsa para dar apoio, e assim vamos ajudar o máximo possível nessa integração de reordenar o Centro. Vamos fazer toda a orla, a entrar pela Barão de São Domingos, e vamos parar na praça dos Remédios”, explica o diretor Operacional da Semulsp, Laurimar Costa.

Com 20 servidores, o Implurb vai realizar a fiscalização de logradouros públicos, como calçadas, a fim de garantir a desobstrução da passagem. As abordagens serão de cunho educativo, com orientações aos lojistas e vendedores ambulantes. Esse tipo de ação, inclusive, é recorrente e será intensificado durante o reordenamento.

Os lojistas que estiverem ocupando calçadas de forma desordenada, visto que o logradouro público não é passível de regularização, serão notificados e solicitados a retirar imediatamente o material exposto.

“A participação da fiscalização do Implurb é para que o pedestre tenha o direito de ir e vir, principalmente as Pessoas com Deficiência (PcDs). Nós vamos conscientizar o lojista para que utilizem suas mercadorias dentro dos estabelecimentos comerciais. Assim, teremos uma cidade ordenada para que os pedestres consigam trafegar livremente, principalmente as pessoas com mobilidades reduzidas e que utilizam cadeira de rodas”, destacou a chefe de Divisão de Controle do Implurb, Maria Fróz.

A Semasc iniciará as abordagens com um efetivo de 20 servidores, nesta sexta-feira, 24/5, com a identificação, orientação, encaminhamento e a oferta de serviços nos acolhimentos para as pessoas em situação de rua.

De início, a Semacc vai atuar com 140 servidores na logística, orientação e cadastro de vendedores ambulantes, na realocação dos boxes e no auxílio aos lojistas. Depois, a pasta permanece com 70 fiscais no Centro. As equipes entrarão nas feiras da Banana e da Manaus Moderna, para fazer a organização e limpeza geral, além de cumprir rotas ostensivas em toda a zona central da cidade.

“Essa é a operação ‘Nosso Centro’ que já acontece pela quinta vez. A prefeitura realiza esse mutirão desde 2021, início da gestão do prefeito David Almeida. Hoje, a gente vai verificar e orientar os vendedores irregulares que ficam nessa orla da Manaus Moderna, que compreende a feira da Banana e o mercado municipal Adolpho Lisboa”, disse o diretor de Mercados e Feiras da Semacc, Roberto Bezerra.

As abordagens visam impactar positivamente feirantes, vendedores ambulantes, lojistas e os clientes que circulam no quadrilátero do comércio, a fim de alcançar resultados impactantes no ordenamento e segurança no Centro. A meta é pacificar e ordenar entre 80% e 100% da área.

A Semseg atuará com o suporte da Guarda Municipal. Cerca de 40 homens e 10 viaturas darão apoio à Polícia Militar no monitoramento contra o vandalismo, para ajudar os lojistas e os vendedores ambulantes a fomentarem a economia no comércio local.

— — —

Texto – Alessandra Taveira e Rayana Coutinho/Seminf, Claudia do Valle/Implurb, Leonardo Fierro/Semasc e Polyana Brelaz/Semacc

Fotos – Márcio Melo/ Seminf 

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Wilson Lima anuncia novo Sistema de Abastecimento de Água em Carauari para atender mais de 28 mil habitantes

Redação Am

Base Arpão apreende 2,5 toneladas de pescado ilegal

Redação Am

Manaus aplica somente segunda dose da vacina contra a Covid

Redação