Manaus – O ‘Vacinômetro’, da Prefeitura de Manaus, registrou 1 milhão de segundas doses da vacina contra a Covid-19 aplicadas desde o início da campanha, que ocorreu há cerca de nove meses. Esse número representa 56% da população vacinável na capital com o esquema completo. Somado ao percentual de dose única, o município passa dos 57% da imunização necessária contra os efeitos graves do novo coronavírus. Em Manaus, a estimativa de pessoas aptas a receberem a vacina é de 1.785.793.
O prefeito David Almeida destacou a importância dessa marca, mas acredita que Manaus ainda pode avançar mais. “Nós estamos oferecendo todas as condições necessárias para que a população fique protegida, mas precisamos da colaboração de todos. Temos um número expressivo de pessoas que ainda não voltaram para receber a segunda dose. Meu apelo é que elas procurem os pontos de vacinação. Não é uma questão individual, temos que pensar no coletivo. A proteção tem que ser de todos”, destacou.
Somente no último sábado, mais de 12 mil adolescentes de 12 a 17 anos compareceram aos pontos de vacinação para receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19, concluindo o esquema vacinal necessário para alcançar a eficácia do imunizante. Desde que começou a atender esse público em agosto, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) já vacinou com a primeira dose mais de 180 mil jovens.
Para receber esse e os outros públicos que estão sendo vacinados, a Semsa disponibilizou 40 pontos em toda a cidade, que aplicaram quase 30 mil doses, entre primeira segunda e dose de reforço em oito horas de atendimento.
Nesta segunda-feira, 11 ponto facultativo, e na terça-feira, 12, feriado dedicado à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, não haverá vacinação, informou a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O atendimento será retomado na quarta-feira, em 39 pontos de vacinação, sendo quatro estratégicos e 35 unidades da Prefeitura, entre UBSs, policlínicas e clínicas da família.
*Com informações de D24am/Foto: Marcely Gomes/Semcom)

